CHECKLIST MUNDO

Uma viagem com sabor de chocolate

Fazendas de Caucau no Brasil oferecem tours com degustação para os turistas chocólatras

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 11/04/2022 às 12:05Atualizado em 18/12/2022 às 19:02
Compartilhar

Se você é um chocólatra de plantão, a chegada da Páscoa é sempre bem-vinda com a oferta de inúmeras delícias em todos os cantos. De bônus, o período ainda assegura uma folga no trabalho e a oportunidade de aproveitar o feriado para conhecer um novo lugar.

Então, por que não aproveitar esse tempo e fazer um roteiro especial inspirado pelo chocolate no Brasil? As opções de destino vão muito além das fábricas em Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS). Atualmente, é possível visitar fazendas centenárias dedicadas à produção do cacau e conhecer o passo-a-passo da produção do doce.

Por isso, a coluna de hoje reuniu opções de destino para você preparar as malas e aproveitar o feriado para uma viagem deliciosa. Confira:

Sul da Bahia - Ilhéus e Itacaré

O turismo na Bahia vai muito além das praias e oferece ótimas opções de passeios para quem quer sair do tradicional. Dentro dessa proposta, foi até lançada em 2017 a Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática da Bahia. A via é emoldurada pela mata atlântica, cortando rios e fazendas centenárias no Sul da Bahia.

As fazendas de cacau nas cidades de Ilhéus e Itacaré, por exemplo, são um prato cheio (de chocolate) para quem quer um roteiro mais cultural e gastronômico. Na região, estão concentrados os principais produtores de cacau fino do Brasil.

Ilhéus viveu seu auge principalmente durante os anos 1920, época em que o cacau garantiu o enriquecimento de diversas famílias que exportavam o produto principal utilizado para a fabricação do chocolate. Após anos e anos de prosperidade, a chegada da praga chamada vassoura-de-bruxa arrasou as lavouras de cacau locais, em meados de 1989.

Hoje as fazendas da região conseguiram se reerguer e oferecem experiências diferentes para quem está disposto a conhecer como funciona uma lavoura cacaueira, do plantio à secagem das amêndoas (como são chamados os “caroços” do cacau), além de descobrir diferenças entre os mais diversos tipos do fruto.

A maioria das propriedades no Sul da Bahia oferece visitas guiadas permitindo um tour por todo o ciclo do cacau, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita para a fabricação do chocolate. O valor do passeio gira em torno de R$ 100 por pessoa.

Além do tour xom degustação, há também fazendas onde os turistas podem se hospedar no casarão histórico e dormir em quartos com a mobília da época. É o caso da Fazenda Provisão, em Ilhéus, e Vila Rosa em Itacaré.

Pará - Ilha de Combu

A 15 minutos de barco do centro de Belém do Pará, a Ilha se tornou conhecida por vender chocolates 100% artesanais. O sabor do doce produzido na Ilha de Combu é super diferente do chocolate industrializado que estamos acostumados a comer. Ele é bem intenso e a textura é mais arenosa.

O que torna o cacau parabéns especial é o fato de que el não foi trazido de nenhum outro lugar. O fruto nasce na Cordilheira dos Andes e é disseminado pelo Rio Amazonas. Ou.seja, ele está em seu habitat natural. Em Combu, os moradores vivem nos rios que cortam a ilha e, em meio à mata, vivem árvores de cacau, cupuaçu e pupunha.

As sementes do fruto extraído em meio à mata também passam por uma processo de fabricação especial. Elas são descascadas e moídas para formar uma mansa densa e super cheirosa. Essa massa 100% cacau é embrulhada na folha da própria árvore e pronto! Produto 100% natural e orgânico, sem adição de nada industrializado.

Além de acompanhar o processo de produção do chocolate do Combu, quem se aventura nesse passeio guiado por dona Nena, a mais famosa produtora da região, pode ver de perto sua plantação de cacau, respirar um pouco do ar puro desse pedacinho de floresta amazônica no Pará e até conhecer uma imensa samaúma, a rainha da Amazônia.

Interior de São Paulo - Itu

Se este ano não der para escolher uma viagem a um lugar mais distante, outra opção de turismo para os chocólatras fica em Itu, no interior de São Paulo. O município costuma atrair turistas por possui objetos gigantes, mas também possui um roteiro destinado ao doce feito com cacau.

Em uma visita a Fazenda do Chocolate, o turista poderá entender como funciona as etapas de secagem do cacau e participar de uma oficina de produção de chocolate. No local, também é possível saborear um almoço em estilo caipira aos fins de semana e apreciar a arquitetura histórica e colonial da propriedade.

Passeio em qualquer época

As atrações envolvendo chocolate desses destinos na Bahia, no Pará e em São Paulo não ficam disponíveis apenas na Páscoa. Durante todo o ano você pode fazer uma visita e conhecer o processo de produção, plantação e degustar variações dessa iguaria. Se não puder ir neste feriado, é só anotar as dicas e escolher uma nova data para visitar um desses destinos de dar água na boca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por