CHECKLIST MUNDO

Brasil ganhará parque temático de dinossauros

A atração já está em construção no Estado do Rio de Janeiro

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 04/04/2022 às 12:06Atualizado em 18/12/2022 às 23:09
Compartilhar

Parque temático de dinossauros será inaugurado no Brasil até o fim do primeiro semestre de 2022. A nova atração já está em fase de construção na cidade de Miguel Pereira, a 120 quilômetros da capital do Rio de Janeiro. O local dará aos visitantes a experiência de se deparar com fósseis e réplicas dos animais pré-históricos ao caminhar pela floresta.

Chamado de Terra dos Dinos, o parque de dinossauros está sendo implantado em uma reserva ecológica de 1,4 milhão de m² na Mata Atlântica, em meios às montadas de Miguel Pereira. No início de março, cerca de 40 réplicas de dinossauros chegaram à cidade carioca para compor o cenário do novo parque temático.

No local, os visitantes poderão desbravar as trilhas em meio à Mata Atlântica e serem surpreendidos por um Tiranossauro rex de cinco metros de altura. O percurso contará ainda com a réplica do maior dinossauros da América Latina, o Argentinossauro, de 13 metros de altura e 30 metros de comprimento. Os animais emitirão sons e até farão movimentos para dar mais emoção ao passeio.

Com ingressos a R$ 80, o parque deverá levar frequentadores em uma jornada pelos períodos Triássico, Jurássico (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) e Cretáceo (entre 145 a 65 milhões de anos atrás) ao longo de um trajeto de 900 metros. Além das esculturas e mostras sobre dinossauros, o parque também oferecerá atrações como tirolesa, trilha suspensa e restaurante temático.

O circuito de visitação

A trilha de início leva para o laboratório cenográfico onde os dinossauros, que nasceram devido ao contato dos ovos fossilizados com a substância de um meteoro, são estudados pela Dra. Kelner, renomada paleontóloga e proprietária da antiga fazenda produtora de café. A partir dali o percurso de 900 metros conduz o visitante entre os períodos da era mesozóica, muito bem separados por portais entre períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Muitas surpresas foram preparadas para os visitantes exploradores, todas embasadas e chanceladas por biólogos e paleontólogos do Museu Nacional. Entre surpresas, encantamentos e sustos existe a promessa de que todos que passarem por esta experiência sairão enriquecidos de conteúdo científico.

O acesso ao parque se dá pela Rodovia Ary Schiavo (RJ-125). Ao chegar o visitante escolherá entre duas opções de entrada: por uma tirolesa de cerca de 30 metros de comprimento ou a bordo de um carro aberto em um percurso até o centro de visitantes do complexo. Neste local foi construído um restaurante temático sobre as ruínas de uma antiga sede da fazenda cafeeira.

A visita ao centro de visitantes já vale o passeio. Além de aproveitar uma refeição com cardápio variados, haverá parquinho com brinquedos temáticos para as crianças e também será possível fazer uma trilha suspensa pelas árvores da floresta.

Com investimento de R$ 30 milhões, a expectativa é atrair cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Haverá inclusive um passe anual garantindo acesso ilimitado durante um ano, com algumas exclusividades. O parque deve ser inaugurado em junho, mas a data ainda não foi anunciada.

A Terra dos Dinos é um projeto do empresário do setor imobiliário, Márcio Clare, e do presidente do Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, Sávio Neves. O objetivo dos organizadores é permitir aos visitantes a experiência lúdica de caminhar ao lado de dinossauros e ampliar os conhecimentos sobre a área de paleontologia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por