CHECKLIST MUNDO

5 destinos para aproveitar a natureza em Minas Gerais

Explorar passeios ao ar livre é uma boa programação de fim de ano enquanto o cenário permanece incerto por causa da nova variante da Covid-19

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 27/12/2021 às 09:13Atualizado em 19/12/2022 às 00:35
Compartilhar

O risco da variante Ômicron levou ao cancelamento das festas de Réveillon em várias cidades turísticas do Brasil e, consequentemente, muita gente acabou precisando rever os planos de viagem no fim do ano.

Se a ideia é trocar o agito do Rio de Janeiro ou Salvador por um destino mais sossegado, Minas Gerais certamente reserva diversas opções para atrair o turista que deseja se desconectar um pouco da rotina para dar boas vindas a 2022.

Por isso, a coluna desta semana organizou uma lista com cinco destinos perfeitos em solo mineiro para quem quer desfrutar o sossego que os vales, serras e cachoeiras de Minas têm a oferecer. Escolha um roteiro e coloque o pé na estrada:

Leia também: As melhores roadtrips pelo interior do Brasil Serra da Canastra

A região da Serra da Canastra possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

A região ecoturística tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios. Delfinópolis é uma cidade com fácil acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. A parte zen está nas pousadinhas que ficam em fazendas um pouco afastadas do centro. Outra opção para explorar a área sem tumulto é a rústica São João Batista do Glória. A maioria das cachoeiras ao redor da cidadezinha são selvagens e com o acesso mais complicado.

Parque Estadual do Ibitipoca

Conceição da Ibitipoca serve como base para explorar o Parque Nacional do Ibitipoca, com dezenas de cachoeiras, picos, grutas e trilhas de todas as dificuldades. Entre elas se destacam a Cachoeira Janela do Céu e o Pico do Pião. A oferta de pousadas é grande, vale pesquisar por uma bem aconchegante e mais afastada do centrinho da cidade.

Serra do Cipó

O relevo acidentado faz do Parque Nacional da Serra do Cipó um destino que merece destaque na Estrada Real. A proximidade com Belo Horizonte faz deste um destino acessível tanto para quem vive na cidade quanto para quem aterrissa na capital mineira. A Cachoeira da Farofa e Cachoeira Véu da Noiva merecem um contemplação especial.

Conceição do Mato Dentro

A cidadezinha de Conceição do Mato Dentro fica aos pés da Serra do Espinhaço se considera a “Capital Mineira do Ecoturismo”. Chegar até a Cachoeira do Tabuleiro (foto), terceira maior do Brasil, é passeio obrigatório. Mas além desse, você pode também conhecer a Cachoeira Rabo de Cavalo, a Cachoeira Três Barras e, claro, curtir a pacatez que toma conta do município.

Parque Natural do Caraça

Situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Parque Natural da Serra do Caraça abrange uma área de 11.233 hectares e se encontra em uma zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Além da "caraça", a fabulosa formação rochosa que dá nome ao local, os picos são as grandes referências no cenário do Parque, com altitudes que variam de 1.200 a 2.080 metros.

O Parque abriga belas cachoeiras, cascatas, picos, cavernas e uma rica fauna e flora. A especulação turística ainda é leve pela região de Santa Bárbara, que pode servir como destino de verão para curtir as cachoeiras ou de inverno para curtir o sossego e o céu estrelado.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do http://checklistmundo.com/ e do http://www.instagram.com/checklistmundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por