CHECKLIST MUNDO

Estados Unidos voltam a receber viajantes do Brasil sem exigência de quarenta

Até então, turistas brasileiros usavam a estratégia de ficar 14 dias de quarentena no México para depois entrar nos EUA

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 08/11/2021 às 08:42Atualizado em 19/12/2022 às 01:11
Compartilhar

As fronteiras dos Estados Unidos estão oficialmente reabertas para turistas vacinados a partir desta segunda-feira (8). As regras oficiais de entrada estabelecidas pela Casa Branca estipulam que os viajantes deverão apresentar comprovante de vacinação completa antes de embarcar, além de resultado negativo para um teste de Covid-19 feito nos últimos três dias. Visitantes que atenderem a esses requisitos não terão que cumprir quarentena.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) determinou que todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) serão aceitas para entrada nos Estados Unidos. A decisão é especialmente relevante para os brasileiros, já que a Coronavac, feita em parceria com a chinesa Sinovac, está na lista junto com Pfizer, AstraZeneca (Covishield), Moderna, Janssen e Sinopharm. O governo norte-americano informou ainda que as pessoas que tomaram combinações de vacinas diferentes também terão a entrada liberada.

Além disso, estão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação os menores de 18 anos e as pessoas com enfermidades que as impedem de receber a vacina contra a Covid-19. No entanto, esses indivíduos deverão apresentar alternativamente um teste de Covid-19 feito no máximo um dia antes do embarque para os Estados Unidos. Crianças menores de 2 anos, porém, não precisam fazer o exame.

Por fim, as companhias aéreas deverão coletar dados de contato dos passageiros, como número do celular e endereço de e-mail. O objetivo é poder alertar a todos caso alguém do voo seja diagnosticado com o coronavírus.

Visto

Os Estados Unidos também retomou no fim de outubro as atividades da sua embaixada em Brasília e dos seus consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife nesta terça-feira (26) prometendo abrir novas vagas para emissão e renovação de visto. As primeiras entrevistas serão realizadas a partir de hoje e a expectativa é que as possibilidades de agendamento aumentem à medida que os trabalhos forem sendo normalizados.

Durante uma entrevista coletiva realizada em Brasília, a Embaixada dos Estados Unidos garantiu que já tinham sido liberadas mais vagas para análise dos pedidos em todas as unidades. No entanto, muitas pessoas relataram que os novos horários se esgotaram rapidamente e que o portal chegou a ficar fora do ar.

"Recomendamos que as pessoas que não encontrarem vagas acessem regularmente o sistema de agendamento, pois, dependendo das condições locais, abriremos mais vagas assim que possível”, explicou o chefe da seção consular Antonio Agnone.

Não foram informadas, entretanto, quantas entrevistas a mais a embaixada e os consulados pretendem fazer este ano ou qual a estimativa de tempo para que os pedidos sejam respondidos.

O serviço de emissão e renovação do visto estava interrompido por causa da pandemia desde maio de 2020. Por enquanto, estão sendo priorizadas as solicitações de visto de estudante ou de pessoas que se enquadrem como National Interest Exception (NIE), ou seja, que precisam viajar para os Estados Unidos por motivos humanitários, de saúde pública ou segurança nacional.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por