JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Gisele Barcelos CHECKLIST MUNDO 11/10/2021


Continua depois da publicidade


5 praias no Brasil para aproveitar com crianças

 

 
Com as temperaturas quentes e a perspectiva de superação da pandemia de Covid-19, é fácil sonhar em desfrutar as férias de fim ano com a família em uma das praias do Brasil.
 
Boas opções não faltam em um país com um litoral tão extenso, porém, aproveitando o mês das Crianças, a coluna pesquisou cinco praias com água calma, atividades de lazer e boa infraestrutura que são perfeitas para curtir com os baixinhos. Confira:
 
Praia das Laranjeiras - Balneário Camboriú (SC)

 
Numa lista das praias mais lindas de Balneário Camboriú, Laranjeiras não estaria no top 3. Mas ela tem uma acachapante vantagem competitiva: é a que melhor recepciona as famílias, qualidade que já aparece na maneira como se chega até lá. 
 
O jeito mais convencional é de carro – nesse caso, é a primeira parada da Interpraias, rodovia que liga as praias ao sul de Balneário. Há também a opção divertida de ir em um barco com “piratas” a bordo. que sai da Barra Sul, no extremo sul da Praia Central, e faz uma parada em Laranjeiras. 
 
A maneira mais legal de alcançar a praia, no entanto, é com o teleférico do Parque Unipraias, que também sai da Barra Sul. Chegando a Laranjeiras, vê-se logo que é uma praia família: ela tem águas calmas, uma faixa de areia com 800 metros de extensão e muitas opções de restaurante e lojinhas. 
 
 
Praia do Lázaro e Domingos Dias - Ubatuba (SP)

 
O cardápio de praias de Ubatuba lista quase 100 opções – e, normalmente, escolher uma requer pesquisa e paciência. Mas a Praia do Lázaro e a vizinha Domingas Dias são hits para quem vai com a filharada. 
 
Levemente de tombo, com mar de águas calmas e transparentes, Lázaro tem mais estrutura: barracas de praia, muitas pousadas e comércio efervescente.  
 
Domingas Dias é um dos points mais tranquilos de Ubatuba. O acesso é por um condomínio – a portaria sempre dá passagem – ou por uma caminhada fácil de cinco minutos a partir do Lázaro.  Na sua sombreada faixa de areia de meio quilômetro, o que mais se vê são famílias com crianças. E, com sorte, dá pra avistar tartarugas marinhas nos costões. 
 
 
Ferradura - Búzios (RJ)

 
Enseada protegida por longos costões, a Ferradura tem águas tão mansinhas que parece uma lagoa. É um pequeno paraíso infantil, onde a criançada se esbalda nos dias quentes. 
 
Nessa espécie de piscinão, se espalham alguns esportes náuticos, como caiaque, stand-up paddle ou windsurfe. E, pasme, até pedalinho… 
 



Continua depois da publicidade


Apesar de ter uma faixa de areia estreita, a Ferradura não costuma lotar nem mesmo na alta temporada – um diferencial e tanto para a região de Búzios. O canto esquerdo da orla, ocupado por mansões, bares, barracas e um pequeno comércio, é o mais movimentado. 
 
Porto de Galinhas - Ipojuca (PE)

 
Uma das praias mais famosas do Nordeste, Porto de Galinhas reúne a mistura de piscinas naturais de tirar o fôlego com o ambiente de pequena vila de pescadores, mas também a ótima estrutura de hospedagens.

A faixa de areia é enorme e extensa, ideal para deixar a criançada bem solta e correndo por onde quiserem. O mar, quase sempre sem ondas, tem águas mornas e transparentes.

Para quem tem o orçamento mais largo, há alguns resorts perfeitos para os filhos, já que possuem animação e muitas opções de lazer. Alguns passeios são favoritos dos pequenos que chegam por lá.

Dá para contratar jangadeiros que levam até os recifes e corais para alimentar peixinhos, o que é sempre um sucesso. Ou ainda alugar um bugue para percorrer as praias próximas e atravessando cenários imperdíveis.

 
Praia do Forte - Mata de São João (BA)
 
 

Um dos destinos mais badalados do litoral norte baiano, a Praia do Forte também é perfeita para levar a criançada. Por ser perto de Salvador, o acesso é fácil e rápido. E pode ter certeza que os filhos vão se encantar com as belezas dessa vila encravada na pequena Mata de São João. 

A extensa praia de 14 quilômetros tem muitas piscinas naturais, água mansa e quentinha, coqueiros a perder de vista, atividades extra praia e três resorts. 

 
A Alameda do Sol é o calçadão principal. Banho de mar é até possível por ali, mas há muitas pedras e barcos de pesca. Caminhando 15 minutos para o norte, chega-se a um trecho chamado Papa-Gente, menos movimentado, cheio de piscininhas. As águas cristalinas são ideais para que os pequenos se divirtam vendo peixinhos com snorkel
 
Entre julho e outubro, a praia recebe a visita das baleias-jubarte e há passeios de barco para avistá-las. No ano todo, é imperdível a visita ao Projeto Tamar pra ver as tartarugas marinhas – mas, entre novembro e maio, dá pra assistir aos bichinhos deixando os ninhos e seguindo pro mar. 
 
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia