CHECKLIST MUNDO

Férias na pandemia: será que vale a pena?

Quatro dicas para organizar uma escapada no mês de julho e recuperar as energias

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 05/07/2021 às 14:13Atualizado em 18/12/2022 às 15:09
Compartilhar

Com a pandemia de Covid-19 ainda não superada e um número alto de mortes registrada no Brasil, a chegada do mês de julho perdeu o brilho e muita gente está pensando em pular as férias esse ano (de novo!). No entanto, talvez alguns ajustes permitam repensar essa ideia e mudar um pouco de cenário com todo o cuidado que o momento atual exige.  Diversos estudos indicam que a produtividade cai enormemente em longos períodos de trabalho estressante sem intervalos. Por isso, desconectar-se do trabalho, do home office, das reuniões via zoom e das tarefas domésticas é importante. Mesmo que por poucos dias, sair de folga reduz o stress porque permite recarregar as energias, arejar as ideias, melhorar a concentração.   É claro que nossos planos de qualquer viagem hoje, com tantas restrições, são MUITO diferentes hoje do que seriam em 2019. Porém, mesmo que sair efetivamente de férias ou fazer uma viagem maior não seja viável neste exato momento, talvez valha a pena considerar pelo menos dar uma escapada. Por isso, a coluna trouxe quatro dias para ajudar quem deseja dar uma fuga da rotina com segurança:

Planeje-se!

A gente sabe que os círculos de planejamento na pandemia têm sido bem curtinhos. Afinal, os cenários podem mudar de um dia para o outro em uma cidade, com destinos abrindo e fechando para o turismo. Mas, mesmo que a ideia da escapada seja quase de última hora, planeje com atenção seus passos para garantir que todos estejam seguros. 

Pesquise antecipadamente a melhor rota de viagem, a hospedagem, onde fazer as refeições e lugares que pretende visitar. Quanto mais redondinho estiver o planejamento, menores as chances de qualquer percalço que cause ainda mais stress em tempos de pandemia. 

Escolha o tipo experiência ideal para o momento

Muitas atrações turísticas seguem fechadas e as viagens atualmente têm um outro perfil. Por isso, é legal pensar que tipo de viagem vai funcionar mais pra você neste momento que vivemos. Que tipo de destino funciona melhor para você realmente descansar de corpo e alma? Quer apenas um local para seguir isolado em outro endereço, com outra paisagem? Quer ter o controle de tudo em um imóvel de temporada ou quer ser “cuidado” por um hotel ou pousada? Quer apenas mudar de ares ou pretende fazer também alguns passeios específicos no destino ou região?

Rodeie-se de natureza

Depois de tanto tempo fechado em casa, nada melhor que escapar para espaços abertos, acomodações arejadas e muito contato com a natureza. Destinos com ar puro, nos quais você possa caminhar,  tomar um banho de mar ou rio, fazer piquenique etc são especialmente indicados agora – inclusive por, naturalmente, virem geralmente associados também a muito mais distanciamento social. 

Escapadas curtas também contam

Você não precisa viajar por uma semana, quinze dias ou um mês todo para que a escapada seja benéfica. Mesmo a mudança de cenário seja por poucos dias já pode representar um efeito positivo  para a saúde mental. Um passeio de um dia para um região próxima de casa, ou uma escapada por dois ou três dias para um destino rodeado de natureza, por exemplo, já podem ter um efeito excelente no nosso psicológico.  

Dependendo do destino, mesmo uma simples staycation em um hotel ou imóvel de temporada alugado em outro canto da cidade já pode ser extremamente benéfica. Mas importante: pesquise, pesquise, pesquise antes de se decidir por uma acomodação, para garantir que o local esteja realmente apto para te receber em segurança nestes tempos. 

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por