CHECKLIST MUNDO

Ministério do Turismo estuda acordo para promoção do turismo em terras indígenas

Parceria envolverá ações de estruturação e a qualificação de destinos turísticos indígenas com foco na sustentabilidade socioambiental

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 03/05/2021 às 08:50Atualizado em 18/12/2022 às 13:32
Compartilhar

O desenvolvimento do turismo em terras indígenas deverá ser tema de um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A proposta foi discutida na semana passada, durante seminário online com foco na abordagem econômica e de sustentabilidade socioambiental dos povos indígenas.

De acordo com a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, a iniciativa deverá incluir a estruturação de produtos turísticos para reforçar os processos de desenvolvimento local associados aos programas de visitação às aldeias, diversificando as atividades ofertadas e agregando valor à experiência do viajante. 

Além disso, o Ministério deverá realizar a promoção e o apoio à comercialização dos destinos; a sensibilização de gestores e turistas sobre a importância da conservação da sociobiodiversidade e a formação de uma rede para viabilizar a troca de experiências com vistas ao fortalecimento do setor.

“Devemos conversar com a Funai para fecharmos um acordo de cooperação entre as partes para que possamos fomentar o turismo em terras indígenas, respeitando o protagonismo das comunidades, promovendo a vivência intercultural, a valorização das tradições e a preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Todas as nossas ações serão feitas observando as singularidades e as fragilidades de cada comunidade”, disse a coordenadora-geral.

O governo federal ainda não apresentou um cronograma para a implantação do novo formato para o desenvolvimento das atividades turísticas nas terras indígenas. A proposta pode ser uma das novidades para a retomada das viagens no cenário pós-pandemia de Covid-19, já que há uma tendência de crescimento na procura de viagens nacionais e por experiências de isolamento para evitar o risco de contágio em destinos de grande aglomeração.

Até a definição do acordo, as iniciativas de turismo em terras indígenas são disciplinadas por uma  instrução normativa publicada em 2015 pela Funai. De acordo com a fundação, as comunidades indígenas têm autonomia para explorar projetos turísticos em seus territórios, cabendo ao poder público o papel de monitorar e fiscalizar as atividades nas aldeias. 

O texto estabelece apenas que as ações com fins turísticos em terras indígenas são propostas mediante Plano de Visitação, apresentado pelos próprios indígenas, suas comunidades ou suas organizações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por