CHECKLIST MUNDO

Por menos perrengue nas férias

Gisele Barcelos
Publicado em 18/11/2019 às 07:01Atualizado em 18/12/2022 às 02:03
Compartilhar

Se fosse para fazer um Oscar do Instagram, definitivamente quem levaria a estatueta este ano seria o criador do perfil Perrengue Chique. Um ilustre anônimo começou a compartilhar roubadas vivenciadas nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, desmistificando a ideia de férias perfeitas nas redes sociais.

A moda viralizou tanto que hoje não só pessoas simples como a gente, mas também famosos compartilham com o perfil as furadas em que se meteram na viagem, desde superlotação e filas quilométricas nas atrações turísticas até intempéries climáticas durante o passeio.

O sucesso do perfil se explica de maneira simples: todo mundo se identifica porque já passou aperto ou teve uma decepção em viagem. A verdade é que não tem jeito de eliminar os perrengues por completo, mas é possível sim reduzir a probabilidade de surgirem problemas. Então, a coluna hoje traz quatro conselhos básicos para que as próximas férias sejam menos perrengueiras. Faça um seguro-viagem

Quando o destino é a Europa, o seguro viagem é obrigatório para a entrada nos países do espaço Schengen e a apólice pode até ser solicitada na hora de passar pela imigração. Nesse caso, nem se questiona a necessidade de contratar o serviço antes de embarcar.

A mesma exigência, entretanto, não existe para destinos populares na América do Norte, América Latina e até da Ásia. Aí muita gente pensa que viajar sem o seguro é uma forma de economizar... Pura ilusão! Essa é a pior economia. Quando estamos em outros países precisamos nos precaver em relação a situações de emergência que podem ocorrer, desde um acidente até um mal-estar por conta do clima ou da alimentação.

Consultas médicas nos Estados Unidos, por exemplo, custam uma pequena fortuna e ainda são cobradas em dólar, o que sairá ainda mais caro para quem paga as contas em reais. Mesmo em países com moeda menos valorizada que a nossa, como o Chile, já pensou a dor de cabeça que seria sair caçando um médico numa emergência? O seguro viagem é um investimento muito pequeno para eliminar todo esse estresse. Se precisar de atendimento, fazer contato nos canais informados pela empresa e já receberá as informações de ojde precisa ir.

Além disso, o seguro também pode incluir benefícios como indenização por perda de bagagem, cancelamento de viagem e até auxílio jurídico.

Se está com viagem marcada e ainda não fez o seguro, sabia que esse serviço também está disponível nas lojas da Renova Câmbio? Agora, além de trocar o dinheiro para levar, você também pode resolver no mesmo lugar a contratação do seguro para embarcar protegido. Entre em contato pelo telefone 3322-8890 ou via Whatsapp para fazer um orçamento. Cuidado com viagens fora de época

Visitar o Caribe entre julho e outubro é mais barato. Mas não por acaso. Os preços de passagens, hospedagem e passeios despencam porque essa é justamente a temporada em que ocorrem mais furacões no local. Nesse caso, mesmo que a viagem custe menos, você corre um risco maior de ter que passar uma parte dela trancado em um abrigo.

Entre janeiro e fevereiro, os preços estão mais convidativos para o Hemisfério Norte porque é inverno. Em alguns países, além do frio extremo, a neve pode ser um problema e não permitir nem sair do hotel.

Pesquise bem antes de comprar e não se jogue na primeira promoção. A baixa temporada é realmente uma ótima ideia para economizar, mas não é interessante viajar justo no período em que ninguém quer ir para o destino. Há uma razão para isso. Opte pela meia-estação - a fase de transição entre a alta e a baixa temporada - para co seguir fugir das muvucas e ainda gastar menos. Não escolha hotel só pelo preço

Escolher um hotel apenas porque é o mais barato pode ser um transtorno na viagem. Afinal de que adianta pagar pouco por um hotel perto do aeroporto, se ele fica longe de todas as principais atrações do destino visitado? Lembre que em grandes metrópoles como Nova York, Londres e Paris os terminais ficam a cerca de 40 minutos de distância, o que representa muito tempo perdido a cada dia de viagem só para começar os passeios.

Além disso, fique atento a pechinchas mirabolantes. Leia avaliações de outros hóspedes no Tripadvisor e veja fotos reais da acomodação para ter certeza que não está reservando um quarto em uma espelunca. Estamos na er da informação, então vamos usar a internet a nosso favor para nós livrar de enrrascadas. Afinal, depois de um longo dia de passeio, tudo que a gente precisa é um banho gostoso e dormir bem para aproveitar cada minuto da viagem. Não deixe para comprar na última hora

Hoje grande parte das atrações mais disputadas em várias cidades do Brasil e do mundo vendem ingressos com antecedência pela internet. É assim com o coliseu, os museus do Vaticano, o Louvre, a estátua da liberdade, o Palácio de Buckingham e por aí vai.

Por isso, realmente não consigo entender o motivo das pessoas que deixam para enfrentar as filas gigantescas das bilheterias na porta das atrações. Há quem argumenta que existem taxas para comprar online, mas a diferença são de poucos euros ou dólares para não se perder tempo precioso do lado de fora à espera do ingresso. Ainda mais se você tem poucos dias para visitar a cidade. Faça um esforço e planeje seu itinerário para poder comprar antes os bilhetes das atrações mais concorridas e dar adeus ao castigo da fila!

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por