CHECKLIST MUNDO

5 praias no Brasil para aproveitar com crianças

Lugares com águas calmas e boa estrutura para curtir as férias com os pequenos

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 11/10/2021 às 13:21Atualizado em 18/12/2022 às 16:37
Compartilhar

  Com as temperaturas quentes e a perspectiva de superação da pandemia de Covid-19, é fácil sonhar em desfrutar as férias de fim ano com a família em uma das praias do Brasil.   Boas opções não faltam em um país com um litoral tão extenso, porém, aproveitando o mês das Crianças, a coluna pesquisou cinco praias com água calma, atividades de lazer e boa infraestrutura que são perfeitas para curtir com os baixinhos. Confira:   Praia das Laranjeiras - Balneário Camboriú (SC)

  Numa lista das praias mais lindas de Balneário Camboriú, Laranjeiras não estaria no top 3. Mas ela tem uma acachapante vantagem competitiva: é a que melhor recepciona as famílias, qualidade que já aparece na maneira como se chega até lá.    O jeito mais convencional é de carro – nesse caso, é a primeira parada da Interpraias, rodovia que liga as praias ao sul de Balneário. Há também a opção divertida de ir em um barco com “piratas” a bordo. que sai da Barra Sul, no extremo sul da Praia Central, e faz uma parada em Laranjeiras.    A maneira mais legal de alcançar a praia, no entanto, é com o teleférico do Parque Unipraias, que também sai da Barra Sul. Chegando a Laranjeiras, vê-se logo que é uma praia família: ela tem águas calmas, uma faixa de areia com 800 metros de extensão e muitas opções de restaurante e lojinhas.      Praia do Lázaro e Domingos Dias - Ubatuba (SP)

  O cardápio de praias de Ubatuba lista quase 100 opções – e, normalmente, escolher uma requer pesquisa e paciência. Mas a Praia do Lázaro e a vizinha Domingas Dias são hits para quem vai com a filharada.    Levemente de tombo, com mar de águas calmas e transparentes, Lázaro tem mais estrutura: barracas de praia, muitas pousadas e comércio efervescente.     Domingas Dias é um dos points mais tranquilos de Ubatuba. O acesso é por um condomínio – a portaria sempre dá passagem – ou por uma caminhada fácil de cinco minutos a partir do Lázaro.  Na sua sombreada faixa de areia de meio quilômetro, o que mais se vê são famílias com crianças. E, com sorte, dá pra avistar tartarugas marinhas nos costões.      Ferradura - Búzios (RJ)

  Enseada protegida por longos costões, a Ferradura tem águas tão mansinhas que parece uma lagoa. É um pequeno paraíso infantil, onde a criançada se esbalda nos dias quentes.    Nessa espécie de piscinão, se espalham alguns esportes náuticos, como caiaque, stand-up paddle ou windsurfe. E, pasme, até pedalinho…    Apesar de ter uma faixa de areia estreita, a Ferradura não costuma lotar nem mesmo na alta temporada – um diferencial e tanto para a região de Búzios. O canto esquerdo da orla, ocupado por mansões, bares, barracas e um pequeno comércio, é o mais movimentado.    Porto de Galinhas - Ipojuca (PE) https://images.app.goo.gl/bmQ4MRDBe4mNcbZn7   Uma das praias mais famosas do Nordeste, Porto de Galinhas reúne a mistura de piscinas naturais de tirar o fôlego com o ambiente de pequena vila de pescadores, mas também a ótima estrutura de hospedagens.

A faixa de areia é enorme e extensa, ideal para deixar a criançada bem solta e correndo por onde quiserem. O mar, quase sempre sem ondas, tem águas mornas e transparentes.

Para quem tem o orçamento mais largo, há alguns resorts perfeitos para os filhos, já que possuem animação e muitas opções de lazer. Alguns passeios são favoritos dos pequenos que chegam por lá.

Dá para contratar jangadeiros que levam até os recifes e corais para alimentar peixinhos, o que é sempre um sucesso. Ou ainda alugar um bugue para percorrer as praias próximas e atravessando cenários imperdíveis.   Praia do Forte - Mata de São João (BA)  

 

Um dos destinos mais badalados do litoral norte baiano, a Praia do Forte também é perfeita para levar a criançada. Por ser perto de Salvador, o acesso é fácil e rápido. E pode ter certeza que os filhos vão se encantar com as belezas dessa vila encravada na pequena Mata de São João. 

A extensa praia de 14 quilômetros tem muitas piscinas naturais, água mansa e quentinha, coqueiros a perder de vista, atividades extra praia e três resorts.    A Alameda do Sol é o calçadão principal. Banho de mar é até possível por ali, mas há muitas pedras e barcos de pesca. Caminhando 15 minutos para o norte, chega-se a um trecho chamado Papa-Gente, menos movimentado, cheio de piscininhas. As águas cristalinas são ideais para que os pequenos se divirtam vendo peixinhos com snorkel   Entre julho e outubro, a praia recebe a visita das baleias-jubarte e há passeios de barco para avistá-las. No ano todo, é imperdível a visita ao Projeto Tamar pra ver as tartarugas marinhas – mas, entre novembro e maio, dá pra assistir aos bichinhos deixando os ninhos e seguindo pro mar.      *Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por