CHECKLIST MUNDO

Cidades brasileiras se preparam para realizar réveillon 2021/2022

Progresso da vacinação contra a Covid-19 abre perspectiva para a volta das festas na virada nos principais destinos brasileiros

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 13/09/2021 às 10:40Atualizado em 18/12/2022 às 15:55
Compartilhar

Com o avanço da vacinação pelo país, destinos turísticos brasileiros já começaram a mirar nas tradicionais festas de réveillon. A menos de quatro meses para a chegada do novo ano, cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) planejam celebrações com shows e as já consagradas queimas de fogos. 

Na capital carioca, o governo local anunciou a montagem de 13 palcos. Três deles serão tradicionalmente em Copacabana - um dos principais cartões-postais do Brasil - e outros dez espalhados pela cidade. Nessa lista entram o Piscinão de Ramos (zona norte), a praia do Flamengo (zona sul) e novidades como o Boulevard Olímpico (centro) e a praça Guilherme da Silveira (Bangu).

Já a queima de fogos deve acontecer em três pontos. Além de Copacabana, com dez balsas, e do Flamengo, com outras três, a atração deve retornar à Igreja da Penha, na zona norte.

Capital carioca deve ser o principal destino turístico para a virada do ano

Esta é a primeira festa de Réveillon no Rio de Janeiro depois do início da pandemia do coronavírus. A prefeitura divulgou inclusive um documento com as regras que devem ser seguidas por empresas que desejem organizar o evento. Entretanto, o município reforçou que a realização efetiva da festa está condicionada ao cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 nos próximos meses.

Já na capital baiana, a prefeitura da cidade tem a expectativa de realizar 5 dias de festas, começando no dia 29 de dezembro e finalizando em 2 de janeiro de 2022, com atrações já definidas. 

Em Salvador (BA), serão cinco dias de festa

Outra cidade nordestina que vem planejando atrações para a virada é Fortaleza (CE). A Secretaria Municipal de Cultura já entregou à prefeitura da capital um planejamento para a realização da festa, com a utilização de alguns mecanismos para o controle da movimentação.

Ainda no Nordeste, Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN) já agendaram suas grandes festas para o período. O primeiro contará com cinco dias de duração na Praia de Pipa e o segundo terá 8 dias com diversas atrações. De acordo com as autoridades sanitárias dos dois municípios, os eventos podem acontecer desde que cumpram as medidas preventivas.

São Miguel do Gostoso (RN) também será palco de grandes festas

No sul do país, as cidades de Gramado (RS) e Canela (RS) também contam com celebrações, como o Natal Luz, que este ano acontecerá entre os dias 28 de outubro e 30 de janeiro de 2022, e o Réveillon Vida Nova. Quem também confirmou as festividades foi a prefeitura de Balneário Camboriú (SC)  onde a virada para o ano de 2022 contará com queima de fogos e será realizada cumprindo todos os protocolos sanitários necessários.

Nem só de praia vive o festeiro, e Gramado (RS) promete ser um dos principais pontos para turistas no final do ano

Outras três cidades do Sudeste brasileiro estudam ainda a possibilidade de a festa acontecer. Em São Paulo (SP), a prefeitura anunciou, no início de julho, a intenção de realizar a celebração. No Espírito Santo, Vila Velha e Serra elaboram planos para a realização da virada do ano.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por