CHECKLIST MUNDO

Países vizinhos começam a reabrir para turistas brasileiros

Argentina e Paraguai são os primeiros a aceitar viajantes do Brasil, mas ainda com restrições

Gisele Barcelos
Publicado em 26/10/2020 às 07:07Atualizado em 18/12/2022 às 10:34
Compartilhar

Com fronteiras fechadas desde 16 de março, Argentina deu indicativos de que vai reabrir as portas para turistas estrangeiros. A primeira medida é a previsão de retomada dos voos entre os países fronteiriços, abrindo a possibilidade para entrada de viajantes do Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile e Uruguai.

De acordo com o governo argentino, a autorização de entrada para os outros países ocorrerá apenas por via aérea, no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. Por enquanto, as fronteiras terrestres permanecerão fechadas.

Além disso, o jornal La Nacion informou que os turistas terão de ter um seguro-médico para a viagem e precisarão apresentar um teste PCR negativo antes de embarcar. O governo do país também avalia pedir um novo teste, já em solo argentino, como maneira de evitar a necessidade de uma quarentena.

No caso da fronteira do Brasil com o Paraguai, o processo de reabertura começou no dia 15 deste mês. A entrada no país vizinho ainda é restrita apenas a brasileiros moradores de Foz do Iguaçu e só pode ser feita das 5h às 14h, exclusivamente com veículos. O tráfego a pé na Ponte da Amizade está proibido. Entretanto, a expectativa é que regras mais flexíveis sejam anunciadas no início de novembro.

O Chile também deu os primeiros sinais de reabertura das fronteiras para estrangeiros, fechadas desde o dia 25 de março por causa da pandemia de coronavírus. As autoridades chilenas começaram com uma lista de exceções para pessoas que já podem entrar no país.

No momento, podem entrar no Chile os cidadãos estrangeiros que forem pais de um residente chileno, ou casados ​​com uma pessoa de nacionalidade chilena. Também podem visitar o país aqueles que se credenciam em viagens a negócios e em caso de emergências médicas.

Infelizmente, os turistas estrangeiros, incluindo os brasileiros, ainda não foram liberados, mas a medida indica que em breve deve ocorrer a liberação. Não há uma data exata para liberação dos viajantes em geral, porém bastante pressão vem sendo feita pelas empresas do mercado de turismo para que aconteça o mais rápido possível.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por