CHECKLIST MUNDO

Animais a bordo

Gisele Barcelos
Publicado em 11/11/2019 às 07:37Atualizado em 18/12/2022 às 01:52
Compartilhar

Fotos/Divulgação

Já pensou em embarcar numa viagem charmosa de trem com seu melhor amigo peludo? Bom, agora você pode. O tradicional passeio ferroviário pela Serra do Mar ganhou o primeiro vagão de luxo pet friendly do país, permitindo uma experiência única para passageiros humanos e de quatro patas ao longo dos trilhos que ligam Curitiba à bucólica cidade de Morretes.

O novo vagão tem capacidade para 28 pessoas e oito poltronas projetadas especificamente para os pets. A estrutura permite que os bichos fiquem fora das caixas de transporte, pois os assentos para a bicharada são feitos de tecido impermeável e equipados com cinto de segurança. Animais de pequeno e médio porte podem também viajar no colo dos passageiros.

Além disso, é permitido a animais de todos os tamanhos, a circulação livre pelo vagão. Para tanto, o piso do comboio é emborrachado e poroso para que os bichinhos possam se movimentar com segurança durante o passeio.

Há também uma varanda panorâmica no centro do vagão e o espaço oferece tapetes higiênicos e potes com água para que os animais não passem aperto e tenham liberdade durante a viagem.

Somado a tudo isso, o vagão de luxo pet friendly ainda oferece serviço de bordo aos bichinhos. Enquanto os humanos degustam café da manhã e bebidas à vontade, os peludos ganham kits de lanche com petiscos especiais. O bilhete para os passageiros de quatro patas custa R$ 35 e a passagem para os tutores, R$ 235.

E não é somente no trem que os pets são bem-vindos. Animais de pequeno porte também podem embarcar com passageiros no avião e no ônibus, mas é preciso seguir algumas regras.

Avião

Cada companhia aérea tem normas próprias sobre o tamanho do animal e cobra taxas diferentes para o embarque do pet. O procedimento comum é a exigência de comprovante de vacinação antirrábica e atestado de saúde do animal emitido por um médico veterinário, e com validade de 10 dias da data de emissão. Para viagens ao exterior, será exigido também o Certificado Veterinário Internacional e o Certificado Zoosanitário.

Em voos nacionais, as três maiores empresas (Azul, Gol e Tam) permitem animais de pequeno porte na cabine, mas os peludos precisam estar na caixa de transporte e será necessário apresentar comprovante de vacinação. Já os animais de grande porte podem ser transportados no porão em voos da Gol e da Tam.

Quanto às viagens para o exterior, hoje apenas a Azul informa que não permite o embarque de pets, seja na cabine ou no porão. No entanto, antes de comprar passagens, sempre verifique no site da empresa aérea como está a política em relação aos bichos.

E se estiver planejando uma aventura internacional, não esqueça: a Renova Câmbio tem lojas em Uberaba e Uberlândia para você comprar a moeda para levar. Além de fazer a cotação de forma prática por telefone ou até por WhatsApp, ainda é oferecida a comodidade de pagar com cartão de débito ou crédito para a sua segurança. Nada de precisar carregar um montão de dinheiro na bolsa.

Ônibus

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, (ANTT) tem legislação que permite os bichinhos viajaram de ônibus no Brasil, mas é importante saber que cada estado possui suas próprias regras e alguns detalhes podem variar, como o peso estipulado do animal.

Além disso, para que o seu companheiro de quatro patas possa entrar no meio de transporte, as normas a respeito de onde o bichinho será levado devem ser seguidas à risca.

Por isso, antes de programar a viagem rodoviária com seu pet, é necessário entrar em contato com a empresa de ônibus para saber sobre a política interna para o transporte de animais.

Se você já tem as informações da empresa de ônibus, é essencial a apresentação de documento assinado pelo médico veterinário (emitido até 15 dias antes à viagem) atestando boas condições de saúde do animal e também da carteira de vacinação atualizada.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por