ARTICULISTAS

Amiga Voz

Arahilda Gomes Alves
Publicado em 25/01/2022 às 22:41Atualizado em 19/12/2022 às 00:28
Compartilhar

O mundo das letras é livro ambulante coreografado pelo homem. Junte-se a essa tarefa o gesto e a firmeza do olhar na sobrecarga de emoções.

Fácil de se ver o que vai no coração de quem dialoga antevendo boas construções verbais aliadas ao olhar e ao gesto, tríplice imagem de boas revelações.

Há vozes de trovão ribombando madrugadas de malquerenças. Vozes de “vidros quebrados”, ásperas e machucantes. Vozes gazeteiras, símbolo da irresponsabilidade e do fracasso. Vozes altissonantes, chamativas de improvisados palcos. Vozes reticentes, falsas e enganadoras.

Ligadas à saúde física e psíquica, formam “círculos viciosos”, do medo à afonia. Da insegurança aos distúrbios vocais. Todas elas, passíveis de consertos para saudáveis acertos.

Cerne marcante, a voz faz do homem pensante e falante instrumento de comunicação.

Vozes iluminadas, fiéis companheiras. Vozes sonantes antevendo carícias. Vozes firmes, na antevisão da coragem e da luta. Vozes benditas, guardiãs de bons exemplos. Vozes amigas, companheiras da lealdade e do bom senso.

Há vozes adultas com timbre infantil, revelando a eterna criança, não assumindo a responsabilidade, que a maioridade impõe. Há vozes de “hipnotizador”, jamais usadas por comunicadores e fazendo dormir a plateia. Há “vozes de trovão” colocando ouvintes em sobressaltos, agitados e nervosos.

As vozes de ouro, prata ou bronze são timbres agradáveis à audição. Sentimentos detectam através da voz, do gesto e do olhar, qualidades positivas ou negativas, na revelação do nosso Eu. São “cartões de visita”, portas que se abrem para glórias ou insucessos. Instrumentos relevantes e revelantes da personalidade na busca da autoconfiança.

Não se pode quedar-se no silêncio, mesmo conforme velho axioma de que “o silêncio é de ouro”.

E nesta “peroração”, a certeza de que a voz é mais preciosa! Porque na conexão de mentes, acima de tudo, interage a cultura ampliando o saber e atravessando fronteiras!

(Crônica que me trouxe um 1º lugar em Feira Literária de Guadalajara, Conexão México)

Arahilda Gomes Alves

Vice-presidente da ALTM em 3ª gestão

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por