POLÍTICA

Falta de combustível para ambulâncias levada à Câmara foi passageira, diz PMU

Gisele Barcelos
Publicado em 12/06/2021 às 06:35Atualizado em 18/12/2022 às 13:50
Compartilhar

Falta de combustível para o abastecimento de ambulâncias foi denunciado esta semana em sessão da Câmara Municipal. Legislativo cobrou esclarecimentos sobre a situação, que poderia resultar em prejuízos no atendimento. Em nota, a Prefeitura negou escassez de combustível e posicionou que houve apenas um racionamento temporário por questões contratuais.

Em requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Paulo César Soares China (PMN) afirmou que cada ambulância estaria limitada a gastar apenas 20 litros de combustível por dia. Segundo ele, os problemas no abastecimento de combustível estariam ocorrendo porque não houve prorrogação do contrato para fornecimento de combustível e nem a abertura de nova licitação para selecionar outra empresa.

O parlamentar ressaltou que a situação poderia prejudicar o atendimento das ambulâncias, pois a cota de abastecimento diário é baixa e poderia impedir o atendimento de chamados em áreas mais distantes, como os bairros rurais. “Erro burocrático em plena pandemia é imperdoável. Imagina se a ambulância precisar buscar um paciente em Santa Rosa e não tiver combustível”, protestou.

Por meio de nota, a Prefeitura posicionou que não houve falta de combustíveis e assegurou que o contrato para o fornecimento está vigente. Entretanto, a administração municipal manifestou que ocorreu um racionamento temporário para não prejudicar as principais secretarias e os serviços prestados da Saúde e, também, as fiscalizações da Defesa Social.

Segundo o texto, o racionamento foi necessário para a análise de um reajuste contratual. “Há duas semanas, a empresa de combustíveis Ipiranga solicitou o realinhamento de preços do diesel e da gasolina, devido às majorações que aconteceram nacionalmente”, continua a nota.

De acordo com a Prefeitura, o fornecimento de combustíveis já foi regularizado. “Na semana passada, a Secretaria da Fazenda avaliou e confirmou o pleito [de realinhamento de preços]. O reservatório do Centro Operacional já foi restabelecido na quarta-feira (8), com o fornecimento normalizado de combustível para todas as secretarias”, encerra o texto.

Ainda segundo as informações da Prefeitura, o reajuste foi de 3% no preço da gasolina. Já no diesel comum, de 5,17%. No diesel S10, o valor aumentou 5,24%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por