IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

Tratamentos não-cirúrgicos da artrose e medidas nutricionais no controle da artrose

Publicado em 05/09/2020 às 11:41Atualizado em 18/12/2022 às 09:18
Compartilhar

 Recentes pesquisas têm demonstrado que o controle alimentar adequado pode contribuir para a saúde das suas articulações. 

O ômega 3, ingerido por meio de consumo de peixes ou complementos nutricionais, é um grande aliado nessa tarefa. 

Essa ação do ômega em benefício à saúde das articulações ocorre devido à atividade anti-inflamatória promovida pelos ácidos graxos essenciais poli-insaturados, substâncias presentes no óleo de peixe ou ômega 3. 

De uma forma simplificada, alguns ácidos graxos "ruins" (ômega 6) iniciam o processo inflamatório. O ômega 3 possui ácidos graxos essenciais poli-insaturados "bons" que por competição entram no lugar do ácido graxo ruim no processo inflamatório, deslocando a cascata da inflamação. 

O “bom” ômega 3 provém de peixes de águas profundas (salmão, atum, bacalhau, albacora, cação). O ômega 3 também está presente em castanhas como amêndoas e nozes e em alguns óleos, como o óleo de linhaça e e em menor quantidade em alguns vegetais “verdes”, como o brócolis, rúcula, couve, espinafre.

As frutas e legumes são essenciais para a maioria das dietas saudáveis​, especialmente para aqueles que vivem com o desconforto que acompanha a osteoartrite. Incorporar frutas que contenham vitamina C, como laranja e morango pode ajudar a combater a inflamação.

Frutas e vegetais folhosos são ricos em vitaminas C e E, poderosos antioxidantes que retiram os radicais livres, fornecem fibras necessárias para o alívio da dor nas articulações, promovem a digestão e evitam a prisão de ventre e o uso de medicamentos para a dor.

Manter os níveis adequados de vitamina C também ajuda o corpo a produzir a abundância de colágeno, uma substância necessária para a formação de tecido saudável.

O consumo de água e leite é vitalmente importante para o tratamento da artrose, pela quantidade de cálcio e vitamina D e pela manutenção da saúde óssea.

Além disso, beber muita água é útil para a promoção de uma boa digestão e para a prevenção da constipação intestinal, devido à imobilidade e aos efeitos colaterais de algumas  medicações utilizadas para a artrose.

Referências:

Senftleber NK, Nielsen SM, Andersen JR, et al. Marine Oil Supplements for Arthritis Pain: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Trials. Nutrients. 2017;9(1):42. Published 2017 Jan 6. doi:10.3390/nu9010042

Marton LT, Goulart RA, Carvalho ACA, Barbalho SM. Omega Fatty Acids and Inflammatory Bowel Diseases: An Overview. Int J Mol Sci. 2019;20(19):4851. Published 2019 Sep 30.

Prego-Dominguez J, Hadrya F, Takkouche B. Polyunsaturated Fatty Acids and Chronic Pain: A Systematic Review and Meta-analysis. Pain Physician. 2016;19(8):521-535.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por