IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

Tratamentos não-cirúrgicos da artrose - Medidas físicas no controle da artrose

Publicado em 22/08/2020 às 11:39Atualizado em 18/12/2022 às 08:57
Compartilhar

Os exercícios de fortalecimento muscular têm grande importância no tratamento da artrose. A fraqueza dos músculos que envolvem a articulação acometida contribui de forma direta para a progressão da doença e para a incapacidade do paciente.

O reequilíbrio muscular é fundamental no tratamento, pois os músculos são importantes na absorção de impacto, propriocepção e estabilização da articulação. Além disso, sabe-se que a musculatura tem um papel sinérgico na saúde articular.

Existem vários tipos de técnicas terapêuticas utilizadas em fisioterapia: mobilização passiva e ativa, alongamentos, propriocepção, Core, exercícios isométricos, isotônicos, pilates e outros. Vários estudos têm demonstrado o benefício da fisioterapia e do fortalecimento muscular no tratamento do paciente com artrose.

Core. Trata-se de uma seleção de exercícios focados em desenvolver e fortificar os 29 músculos que se estendem da porção logo abaixo do peito até a base da cintura (assoalho pélvico). O Core é o termo inglês que significa centro ou miolo.

A estabilização do core ajuda a melhorar a postura, equilíbrio, força e ajuda a prevenir lesões. O Core também é considerado um trabalho de propriocepção.

Uma revisão sistemática com alto nível de evidência, publicada por pesquisadores do Reino Unido, incluiu 35 ensaios clínicos onde foram comparados os exercícios de força para o joelho e a caminhada. A revisão mostrou que as duas intervenções diminuem a dor e melhoram a capacidade funcional do joelho em indivíduos com artrose.

Uma recente meta-análise, conduzida também por pesquisadores do Reino Unido, concluiu que programas compostos por exercícios proprioceptivos foram capazes de promover melhoras funcionais em indivíduos com artrose de joelhos.

Entretanto, esses benefícios foram similares aos encontrados com outras modalidades de exercícios (treino resistido, atividades aquáticas, etc.). Quando comparado com outras formas de exercício, o treino proprioceptivo se mostrou superior apenas na melhora do senso de posicionamento articular.

O fortalecimento muscular é um grande aliado no tratamento da artrose, a literatura é repleta de estudos de qualidade que demonstram os benefícios dessa relação. Existe uma estreita relação entre a massa muscular e a saúde articular, amplamente demonstrada e discutida na literatura.

A atividade física, orientada por um profissional capacitado, traz inúmeros benefícios no tratamento da artrose. Seja do ponto de vista mecânico (perda de gordura e melhora da força e da massa magra) ou do ponto de vista metabólico (melhora dos biomarcadores inflamatórios, como insulina, glicemia etc.).

Referências: Kanavaki AM, Rushton A, Efstathiou N, et al. Barriers and facilitators of physical activity in knee and hip osteoarthritis: a systematic review of qualitative evidence. BMJ Open. 2017;7(12):e017042. / Geneen LJ, Moore RA, Clarke C, Martin D, Colvin LA, Smith BH. Physical activity and exercise for chronic pain in adults: an overview of Cochrane Reviews. Cochrane Database Syst Rev. 2017;4(4):CD011279. / Timmins KA, Leech RD, Batt ME, Edwards KL. Running and Knee Osteoarthritis: A Systematic Review and Meta-analysis. Am J Sports Med. 2017;45(6):1447-1457.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por