IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

Avanços no tratamento não-cirúrgico da artrose

Publicado em 08/08/2020 às 11:04Atualizado em 18/12/2022 às 08:33
Compartilhar

Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos (unidos) que possuem algum grau de movimentação entre eles.

A artrose ou osteoartrose (OA) é a doença causada pelo desgaste desta cartilagem, aumentando a fricção entre os ossos, o que leva à inflamação local (artrite). É uma doença de caráter progressivo e em alguns casos mais graves leva à incapacidade funcional.

Segundo estudos recentes, além do impacto mecânico do sobrepeso, a inflamação associada a obesidade e as alterações metabólicas relacionadas podem modular a progressão da artrose, evoluindo para um ciclo vicioso inflamatório, perpetuando a degradação da articulação.

Este desgaste pode acontecer em todas as articulações do nosso corpo, inclusive em articulações que não suportam carga, o que foi demonstrado em vários estudos. Articulações das mãos e ombros, por exemplo.

Doenças autoimunes nas articulações também podem levar à artrose.

Novos estudos mostram que a artrose é considerada hoje, uma "desordem metabólica", em que mediadores gerados pelas suas co-morbidades atuem na progressão da doença, através de uma inter-relação entre fatores sistêmicos e locais.

A artrose do joelho, quadril e coluna é altamente prevalente em pacientes com fatores de risco aumentados para doenças cardiovasculares e associados à síndrome metabólica (obesidade abdominal, dislipidemia com predomínio de triglicérides, baixo HDL, hipertensão e diabetes).

Existem evidências de artrose em alguma articulação na maioria das pessoas acima dos 65 anos e estima-se que mais de 80% daqueles acima dos 75 anos são acometidos pela artrose, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade.

Os objetivos do tratamento da artrose sã aliviar os sintomas, melhorar a função da articulação e impedir ou diminuir a progressão da doença.

Os tratamentos conservadores à base de medicamentos objetivam a proteção da cartilagem articular e visam impedir ou diminuir o processo inflamatório e a progressão da doença.

O grande desafio é que a cartilagem das articulações tem um potencial de cura muito limitado. Essa limitação é basicamente pela vascularização (irrigação sanguínea) deficiente. Isso diminui a ação e torna difícil o tratamento à base de medicamentos orais.

Referências: 

Lee BJ, Yang S, Kwon S, Choi KH, Kim W. Association between metabolic syndrome and knee osteoarthritis: A cross-sectional nationwide survey study. J Rehabil Med. 2019;51(6):464-470. doi:10.2340/16501977-2561 

Mathieu S, Couderc M, Tournadre A, Soubrier M. Cardiovascular profile in osteoarthritis: a meta-analysis of cardiovascular events and risk factors. Joint Bone Spine. 2019;86(6):679-684.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por