IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

Osteoartrite, Osteoartrose ou Artrose

Publicado em 18/07/2020 às 10:31Atualizado em 18/12/2022 às 08:00
Compartilhar

Dr. Eduardo Fonseca Vicente Corte 

A Osteoartrite, Osteoartrose ou Artrose é uma doença inflamatória/degenerativa da cartilagem articular, causa dor e restringe o movimento, piorando a qualidade de vida do paciente. É uma das principais causas de restrição e limitação funcional da população da segunda e da terceira idades.

Numerosos estudos de qualidade, direcionados na compreensão do mecanismo patológico (fisiopatologia) da artrose e no desenvolvimento de terapias para o controle dessa doença, têm surgido diariamente na literatura.

Um ponto central de destaque na maioria deles é o fato de que a doença passou a ser encarada como um conjunto de alterações metabólicas, inflamatórias, ósseas e cartilaginosas, que resultam na degeneração da cartilagem articular.

Os sintomas mais frequentes são a dor, rigidez, edema e deformidades na articulação. Esses sintomas retratam o reflexo de um quadro de degeneração da articulação e se tornam cada vez mais graves à medida que a doença evolui.

A perda progressiva da cartilagem leva a limitação do movimento e a perda de musculatura, levando à restrição funcional. A doença é multifatorial e envolve a genética do paciente, os fatores nutricionais, metabólicos, hábitos de vida, assim como alterações mecânicas.

As evidências também mostram que a artrose não é simplesmente uma doença relacionada ao envelhecimento ou estresse mecânico de juntas, mas sim uma "desordem metabólica", em que mediadores gerados pelas suas comorbidades atuam na sua progressão.

Em uma série de matérias que virá a seguir, discutiremos as evidências atuais sobre a fisiopatologia da doença e os novos tratamentos disponíveis na literatura científica. 

Referências:

Geyer M, Schönfeld C. Novel Insights into the Pathogenesis of Osteoarthritis. Curr Rheumatol Rev. 2018;14(2):98-107.

Mobasheri A, Batt M. An update on the pathophysiology of osteoarthritis. Ann Phys Rehabil Med. 2016;59(5-6):333-339.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por