CHECKLIST MUNDO

E agora, Nordeste?

Gisele Barcelos
Publicado em 04/11/2019 às 06:47Atualizado em 18/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Motivo número um de inveja alheia nas redes sociais durante as férias, as praias do Nordeste estão entre os assuntos mais comentados nas últimas semanas por causa de um vazamento de óleo que atingiu a região.

No lugar das paisagens incríveis dessa parte do litoral brasileiro, turistas e moradores vem registrando o trabalho em andamento para retirar da costa os resíduos de origem desconhecida e também resgatar animais marinhos.

A lista de locais já atingidos pelo vazamento inclui destinos consagrados como as praias de Pipa (RN) e Porto de Galinhas (PE), além das oito capitais costeiras da região. Todos sofreram, pelo menos em um momento desde setembro, com aparecimento de óleo. Os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia ainda registram incidência de manchas.

Com a situação, muita gente que planejava embarcar para o Nordeste já abortou a ideia. Mas isso não precisa significar cancelar a viagem por completo. Se a proposta é curtir praias neste fim de ano, outros destinos no Brasil e na América Latina também são excelentes apostas. Por isso, a coluna hoje traz seis belas praias para te ajudar a caprichar no bronzead

Caribe

Sonho de consumo de muitos brasileiros, o Caribe pode ser uma ótima alternativa para quem deseja praias paradisíacas e tem um pouco mais de dinheiro para investir.

Assim como o nosso Nordeste, a parte Sul do Caribe tem temperaturas quentes ao longo do ano inteiro, até mesmo no inverno em dezembro. Um bônus desse período é que geralmente chove menos, o que é essencial para quem deseja curtir o dia na praia.

Seja sua escolha Cancun, Aruba, Curação ou Punta Cana, lembre-se que o ideal é levar dólares para os gastos com passeios e compras durante a viagem. Na Renova Câmbio, você pode fazer a cotação da moeda rapidinho pelo telefone 3322-8886 ou até via Whatsapp para facilitar o planejamento da sua viagem internacional.

Arraial do Cabo

Um mar cristalino de cor deslumbrante que varia entre o verde e azul faz Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ser conhecido também como o “Caribe brasileiro”. A região é um dos melhores destinos para quem quer fugir um pouco da rotina durante um fim de semana, ou por mais tempo, e aproveitar uma praia paradisíaca sem gastar muito.

Entre os principais destaques estão a Praia do Farol, a Praia do Forno, e as Prainhas do Pontal do Atalaia. Além de simplesmente ficar na beira do mar, tomando uma água de coco e descansando, uma das atividades mais procuradas é o mergulho nas águas cristalinas dessa parte do litoral carioca.

Ilha Grande

Apesar de estar tão perto do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um paraíso relaxante e inexplorado do Brasil. Desembarcar na ilha é se desconectar do mundo para maravilhar com os cenários da Lagoa Azul, do Pico do Papagaio e das inúmeras praias paradisíacas como a Lopes Mendes.

Sem carros, sem bancos e sem telefones tocando, Ilha Grande é o melhor lugar para relaxar ao sol, velejar, nadar, desaparecer nos spas e reaparecer para comer frutos do mar frescos em um dos 30 pequenos restaurantes locais.

Paraty

Praias, cachoeiras, trilhas, boa gastronomia e boa música. Pegue tudo isso e junte com um climinha de cidade colonial, que praticamente parou no temp prazer, Paraty.

Uma das áreas mais bonitas é a deserta Praia do Sono. Por estar localizada longe das estradas, essa praia é uma das mais bem cuidadas do litoral da Rio-Santos. Seja para passar o dia ou pernoitar, a experiência será incrível.

Ubatuba

Quem mora em São Paulo sabe que as melhores praias do Estado ficam no litoral norte, afinal, por estarem mais afastadas da capital, tendem a ser mais limpas e preservadas.

Encravada entre a serra e o mar, Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados destinos do Litoral Norte paulista. São mais de 100 praias lindas para ser feliz! Um dos cantinhos especiais é a Praia do Cedro, que encanta os visitantes com águas cristalinas e de cor esverdeada.

Governador Celso Ramos

Apesar de toda fama do Nordeste e Sudeste, há quem diga que as praias mais bonitas do Brasil ficam no sul. Nessa disputa, estão as praias de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

Próxima a Florianópolis, a cidade ocupa uma península com caprichosos recortes geográficos que formam enseadas de águas bem calmas, parecendo uma piscina infinita. Um dos destaques é a Ponta dos Ganchos, com águas tão azuis que parecem ter saído de um filme.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por