ALTERNATIVA

Primeiros leitos de UTI do Hospital Regional funcionam em breve

Lídia Prata
Publicado em 21/10/2017 às 07:30Atualizado em 16/12/2022 às 09:39
Compartilhar

 A vez da UTI no HR

Boa notícia: a partir da semana que vem, o Hospital Regional já poderá colocar em funcionamento os 10 primeiros leitos de UTI para atender à população. Confirmação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto. “Estamos entrando no terceiro mês de funcionamento do Hospital Regional e, dentro do nosso cronograma, os 10 primeiros leitos de UTI, toda a área de apoio e diagnóstico e o bloco cirúrgico. Já está tudo testado e agora estamos fazendo os ajustes finais, com aprovação da Vigilância Sanitária”, ressalta Iraci Neto.

Primeiras cirurgias

Com a liberação completa pela Vigilância Sanitária, o Hospital Regional estará apto a operar com sua carga máxima na primeira etapa, que são 55 leitos, 10 leitos de UTI e 35 leitos da clínica médica e cirúrgica. Aliás, poderá realizar as primeiras cirurgias nos próximos dias, o que deverá desafogar bastante a fila de pacientes.

Balanço

Nesses dois meses de funcionamento do Hospital Regional, passaram por lá mais de 100 pacientes que necessitavam de internação. Segundo o secretário Iraci Neto, a rotatividade de pacientes e o baixo tempo médio de permanência deles internados levam à conclusão que o HR está se mostrando bastante resolutivo. O secretário também avalia que esse quadro mostra o acerto do planejamento que antecedeu a abertura do Hospital Regional.

Cadê o dindim?

Embora exista posicionamento favorável à liberação de recursos para o Hospital Regional, até agora o município não viu a cor do dinheiro do Estado para ajudar no custeio mensal. Otimista, Iraci Neto acredita que até o fim do ano essa questão estará resolvida, em que pese a situação financeira caótica do Estado.

Fonte única

Além disso, nos municípios vizinhos estão sendo formatados os contratos para que possam formalizar a participação no rateio dos custos de manutenção do HR. Por enquanto, o Hospital Regional está sendo bancado apenas com os recursos do governo federal, da ordem de R$3 milhões mensais.

Licitação a caminho

Com a definição da PMU de assumir parte da obra do BRT na região sudoeste, o edital de licitação para compra de massa asfáltica e outros materiais deve sair a qualquer momento. Nos bastidores consta que o prefeito Paulo Piau tem pressa e acha que está pagando um preço político alto demais pela demora na conclusão das obras. Afinal, o edital de licitação estabeleceu prazo de oito meses para a execução de todo o serviço. Porém, essa novela se arrasta há 17 meses, mais do dobro do tempo inicialmente previsto.

Falhas gritantes

Embora os empreiteiros estejam levando a culpa pelo atraso excessivo na conclusão do BRT, corre nos bastidores a informação que o projeto dos dois novos ramais (sudeste e sudoeste) tem erros gritantes e problemas quase insolúveis, a ponto de demandarem idas e vindas do processo para deliberação pela Caixa, órgão financiador da obra.

Na faixa

Nas avenidas por onde os novos ramais do BRT vierem a passar não serão construídas passagens elevadas para pedestres, iguais às da avenida Fidélis Reis, por exemplo. Serão pintadas apenas faixas nas pistas de rolamento.

E aí, chefia?

Esposa do vereador Samuel Pereira já assumiu o cargo (comissionado) de chefe de Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

No fim

Último dia de ExpoCigra, a feira multissetorial da indústria que vai entrar para a história como a melhor de todas as edições. Um sucesso enorme! E hoje o chef de cozinha Felipe Bronze se apresenta no palco da ExpoCigra, às 17h30. O cara é um showman!

Valeu!

Nos dois primeiros dias da ExpoCigra, o estande do JM esteve movimentado. Ontem, por exemplo, teve até chopp TUG para os visitantes, além da transmissão ao vivo do programa 1900 & Bolinha pela JM FM, com participação ultradivertida da trupe do Zebu Em Pé. Foi simplesmente sensacional. Para esse último dia de ExpoCigra, o estande do JM terá uma ação muito especial para os visitantes, com brindes e mais brindes. Passe por lá para pegar o seu!

Oktober TUG Fest

Para marcar a inauguração oficial da sua fábrica em Uberaba, a cervejaria TUG movimenta este sábado com o Oktober TUG Fest, apresentando suas deliciosas cervejas artesanais. Das 10h às 21h, na rua José Gomes da Silva Campos, 386, no Parque das Américas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por