POLÍTICA

Sistemas digitais foram promessas eleitorais de 83% dos prefeitos

A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos para investimento em sistemas digitais foi a Educação, com 19% das propostas

Gisele Barcelos
Publicado em 29/06/2017 às 11:18Atualizado em 16/12/2022 às 12:21
Compartilhar

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que 83% dos atuais prefeitos citaram propostas relacionadas a investimento em sistemas digitais durante a campanha eleitoral do ano passado. Os compromissos foram registrados nos planos de governo protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 66 municípios que compõem a região, apenas 11 não fizeram referência à tecnologia nas propostas. Ao todo foram 189 propostas relacionadas à tecnologia.

O diretor da RCD, José Marinho, afirma que a pesquisa reflete a necessidade de as prefeituras incorporarem cada vez mais processos tecnológicos na gestão. “É uma demanda social por ambientes mais conectados e atendimento facilitado. Em tempos de recessão econômica, os municípios também precisam adotar tecnologia para reduzir custos, aumentar a arrecadação e atrair investimentos”, avaliou.

A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos para investimento em sistemas digitais foi a Educação, com 19% das propostas. Em seguida, aparecem os tópicos Informatização (28%), Segurança (13%) e Inclusão Digital (13%). Entre as 36 propostas relacionadas à educação, há projetos de melhora ou construção de salas de informática, introdução de equipamentos tecnológicas dentro das salas de aula, promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

No quesito Segurança, as 24 propostas apresentadas se referem à instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos das cidades para inibir a violência. Em inclusão digital há propostas de ensino de informática para idosos, pessoas carentes ou com necessidades especiais, assim como criação e ampliação de telecentros ou outras formas de acesso à internet.

O resultado completo da pesquisa será apresentado durante I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro, programado para o dia 3 de agosto, em Uberaba. O evento reunirá gestores para discutir modelos, políticas públicas e ferramentas na área, mostrando as possibilidades de criação de cidades inteligentes e conectadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por