ALTERNATIVA

Codemig foca em trazer gasoduto, diz Anderson Adauto

Lídia Prata
Publicado em 27/10/2017 às 08:34Atualizado em 16/12/2022 às 09:30
Compartilhar

 Marilu Teixeira -Redatora interina

Quase

Com quase unanimidade dos deputados baseados em Uberaba, o presidente Michel Temer, com quem o prefeito Paulo Piau esteve esta semana tratando do leilão dos equipamentos da planta de amônia da Petrobras de Uberaba, se livrou de ser investigado, pelo menos enquanto estiver à frente do governo. Ainda bem que não houve unanimidade, porque, segundo Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. Apenas Adelmo Leão, do PT, votou contra o relatório que “salvou” Temer.

Xô, Previdência!

Passado o sufoco, o governo quer voltar à carga com o projeto de reforma da Previdência. Mas, o líder do PSD, deputado Marcos Montes, diz que a reforma corre o risco de fracassar se o governo insistir na pauta. Para ele, é uma reforma importante para o país, mas vai ter que ser reanalisada. Se for votada, o sucesso dela está fadado a não acontecer, segundo Montes.

Denúncia

Comentário do líder pessedista foi feito logo após a vitória do presidente Michel Temer na Câmara, quando a maioria decidiu que, a exemplo da primeira denúncia, também a segunda será investigada após ele deixar o cargo. A maioria da bancada do PSD decidiu que Temer será investigado depois de sair do governo.

Adiamento

Marcos Montes diz que respeita os que pensam diferente, mas lembra que a decisão da Câmara apenas adia a investigação e justifica seu voto. Ele entende que não houve arquivamento ou extinção do processo, mas tão somente o adiamento, uma vez que ele vai responder à Justiça quando concluir o mandato.

Transparecendo

Além disso, Montes diz que a denúncia da Procuradoria-Geral da República não o convenceu, não convenceu a maioria da bancada do PSD – que ele lidera – e não convenceu a maioria dos deputados federais. Diz que estão, sim, assustados com as delações que motivaram esta e outras acusações que andam fazendo por aí. "O tempo é o senhor da razão; podemos dizer que está havendo transparência nos detalhes destas denúncias", observou.

A culpa é dele

Ainda sobre a planta de amônia, o ex-prefeito Anderson Adauto diz que a responsabilidade de Uberaba não ter hoje a planta de amônia está no anúncio do ex-governador Antonio Anastasia em trazer o gás da região de Betim (Queluzito). Anderson não perde a oportunidade de alfinetar seus adversários e coloca ainda que as lideranças embarcaram nesse discurso, inclusive promovendo campanhas publicitárias. Ô dó!

O gasoduto é nosso

Em contato com o governo do Estado, por meio da Codemig, AA garante que o governo de Minas está decidido em trazer o gasoduto até o Triângulo Mineiro. Esse gasoduto teria origem em São Carlos e seria trazido pela TGBC, uma concessionária que inclusive já conta até com licença ambiental. Agora que AA não desgruda do governador Fernando Pimentel, a notícia pode ser quente.

Sucatas

O ex-prefeito continua entendendo que a venda dos equipamentos da planta de amônia deve resultar até num impasse judicial, visto que parte deles já teria sido vendida. O que está sendo colocado em leilão seria apenas o restante. Defesa ou não do governo, já que ele vive de braços dados com Pimentel, mas, pensando bem, Anderson até que tem razão e é preciso encerrar essa novela, que já dura cinco anos. E, claro, com imensos prejuízos para nossa cidade.

Manda quem pode...

Falando em política, o deputado Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, foi ovacionado em Uberaba, fato que ninguém pode negar, apesar de algumas manifestações contrárias, o que é próprio da democracia. Mas, já tem gente preocupada caso Bolsonaro seja eleito. O problema será sentar na cadeira de presidente da República e comandar seus superiores. Para quem não sabe, o capitão está cinco postos abaixo de general-de-exército, para não dizer das outras duas Forças. Não vai ser fácil exigir continência dos homens de quatro estrelas nos ombros, diz um leitor e observador. Eh... Bolsonaro!!!

De volta ao poder

Ex-secretário e agora nomeado adjunto da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Rodolfo Cecílio Turkinho acaba de ser indicado para assumir a presidência da comissão de recebimento de materiais da Prefeitura. Tá podendo, hein?

Na mão

E os professores municipais estão “p...” da vida com os vereadores. Depois de prepararem lista de homenageados, inclusive com eleição, a exemplo do que acontece há cinco anos, foram avisados, em plena “Semana do Professor”, que a Câmara não vai promover o livro de Honra ao Mérito da Educação. Os educadores indicados - que representam toda a categoria - vão ficar “na mão”.

Sujeira

O professor e advogado Jener Walcacer de Oliveira, de 66 anos, usuário do transporte coletivo, diz estar estarrecido com a sujeira do terminal que fica próximo à rodoviária. Andarilhos sujos e mal-encarados e lixo pra todo lado. Quem chega de outras cidades e utiliza o transporte coletivo tem péssima impressão da cidade. Ele diz conhecer quase todo o país e nosso terminal é o pior que já viu. E sobrou até pra seu ex-aluno, o superintendente Claudinei Nunes, a quem vive reclamando dos ônibus sujos, motoristas mal-educados e descumprimentos de horários. Por que não cuidar e zelar do patrimônio público?

O sistema é falho

Paciente feminina com coágulo no cérebro e internada na UPA do Mirante, em estado grave, aguarda vaga para ser operada. Segundo consta, é zero a chance de abertura de vaga para transferência. É difícil entender esse sistema, já que muitos morrem na fila quando deveriam ter atendimento urgente. Assim morreu Vilmar Benedito de Souza - o Vilmarzinho -, na dependência de uma vaga em 2016.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por