GERAL

Produtividade e estrutura dos fóruns mineiros são elogiadas

Corregedor nacional de Justiça, o ministro João Otávio de Noronha encerrou os trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça de Minas

Thassiana Macedo
Publicado em 03/10/2017 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 10:06
Compartilhar

Corregedor nacional de Justiça, o ministro João Otávio de Noronha encerrou os trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Equipe da Corregedoria Nacional de Justiça realizou inspeção ordinária nos 17 fóruns da capital e do interior, ligados ao Tribunal mineiro, de 18 a 27 de setembro. A atividade faz parte das atribuições do órgão, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Fórum Melo Viana, em Uberaba, as inspeções ocorreram no dia 20 de setembro. A última visita ao Judiciário de Minas Gerais foi realizada em 2012.

Durante estas inspeções, a Corregedoria Nacional fiscaliza os serviços judiciais e administrativos, os de tecnologia da informação e os cartórios extrajudiciais. Nas inspeções de rotina, é possível também trocar experiências, rever rotinas de trabalho, receber reclamações e sugestões da comunidade, bem como identificar boas práticas que possam ser replicadas. O resultado dessas visitas e reuniões compõe relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar seu desempenho.

Noronha destaca a excelência da administração do tribunal mineiro, que, segundo ele, atende à expectativa dos jurisdicionados. “Concluímos o primeiro trabalho da inspeção, que é a coleta de dados. A segunda etapa é a análise desse material pela equipe no Conselho Nacional de Justiça. Em nossa estadia, pudemos perceber que a produtividade dos desembargadores e juízes é elevada, e que a estrutura de trabalho é bastante organizada. Eventuais problemas, o que é algo absolutamente normal, pois todos os estados têm alguns pontos a serem corrigidos, são fáceis de ser resolvidos”, ponderou.

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, agradeceu à equipe do CNJ e ressaltou a importância deste tipo de trabalho. Para ele, a inspeção tem o propósito maior de aprimorar o Judiciário, cujo papel é realizar um trabalho em prol do cidadão e da melhoria dos serviços prestados pela Justiça mineira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por