CIDADE

Justiça nega pedido de jornalista que trabalhou em campanha sem contrato

O juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Uberaba, Lúcio Eduardo de Brito, negou provimento à ação de um jornalista

Thassiana Macedo
Publicado em 02/07/2017 às 15:51Atualizado em 16/12/2022 às 12:17
Compartilhar

O juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Uberaba, Lúcio Eduardo de Brito, negou provimento à ação de um jornalista que pretendia receber por serviços supostamente prestados a um candidato a prefeito de Conceição das Alagoas nas eleições municipais de 2012. Agora, o processo será enviado à Justiça Eleitoral para as apurações necessárias.

Segundo a sentença, o profissional alegou na petição inicial que o serviço foi acertado sem contrato escrito e que, além disso, o valor acordado como pagamento pelo serviço foi omitido na prestação de contas declarada à Justiça Eleitoral, porque o pagamento seria feito ao fim da campanha e mediante caixa dois.

A defesa do candidato à época dos fatos negou que os fatos denunciados na ação cível fossem verdadeiros. Alegou que não contratou o profissional porque todos os seus gastos de campanha foram pagos e declarados à Justiça Eleitoral, negando ter havido contratação para pagamento de forma ilegal.

O juiz Lúcio Eduardo de Brito destacou em sua decisão que o jornalista confessou na inicial da ação uma prática ilícita que configura fraude eleitoral. “A prática do chamado ‘caixa dois’, tão falado ultimamente, sabidamente é uma conduta ilícita, dado que é uma fraude escritural visando omitir valores gastos. [...] O objeto do contrato é ilícito e, por isso, não há como lhe ser dado amparo jurídico”, declarou.

O profissional foi condenado a pagar as custas do processo e os honorários advocatícios no valor de 10% da causa, com juros e correção. Além disso, o magistrado determinou ainda que a petição e os documentos anexados ao processo fossem enviados ao promotor de Justiça Eleitoral de Conceição das Alagoas para as apurações necessárias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por