CIDADE

Obras do Codau paralisam tratamento de água por 2 horas hoje

Codau executa hoje mais uma etapa de obras para ampliar a estrutura do complexo das estações de tratamento de água (ETAs) 1, 2 e 3

Publicado em 02/07/2017 às 15:43Atualizado em 16/12/2022 às 12:17
Compartilhar

Codau executa hoje mais uma etapa de obras para ampliar a estrutura do complexo das estações de tratamento de água (ETAs) 1, 2 e 3. Um novo sistema elétrico será implantado para dar suporte aos equipamentos de geração de cloro, que passam a contar com mais uma unidade.

Instalados há um ano, os geradores de cloro Hidrogeron, com capacidade para atender a uma demanda de 1.200 litros por segundo de água, foram adquiridos para substituir o sistema anterior, que usava o método de cloração da água com o cloro gasoso, processo caro e que demandava transporte, armazenamento e manuseio do produto químico, com risco para o meio ambiente. Agora, o Codau instala mais uma unidade do Hidrogeron, atingindo a capacidade de produção de solução oxidante para desinfetar até 1.700l/s de água tratada.

"Com mais esse gerador, já temos assegurada a capacidade para atender à demanda futura da ETA. Os equipamentos nos permitem produzir o nosso próprio cloro, ao utilizarmos somente água e cloreto de sódio (sal), insumos de fácil acesso e baixo custo, reduzindo os gastos das operações de cloração e desinfecção da água, pois temos uma tecnologia moderna e segura. Além disso, tudo foi automatizado", ressaltou Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau.

A mudança elétrica para atender a mais um gerador de cloro vai paralisar hoje todo o tratamento de água e a distribuição para os centros de reservação (CRs), entre 7h e 9h. Mas, não há previsão de que a cidade fique desabastecida, pois todos os CRs amanheceram neste domingo com plena capacidade e continuarão abastecendo a cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por