POLÍTICA

Mais Médicos em Uberaba tem o reforço de mais cinco cubanas

Selecionadas pelo programa Mais Médicos, cinco médicas cubanas chegaram a Uberaba no fim da semana para recompor as equipes de saúde do município

Gisele Barcelos
Publicado em 02/07/2017 às 16:54Atualizado em 16/12/2022 às 12:17
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Selecionadas pelo programa Mais Médicos, cinco médicas cubanas chegaram a Uberaba no fim da semana para recompor as equipes de saúde do município. Nesta segunda-feira (3) as profissionais estrangeiras começam o processo de reconhecimento da rede municipal de saúde.

De acordo com o chefe do Departamento de Atenção Básica, Rogério Balduíno, as médicas cubanas passarão por um treinamento ao longo desta semana para conhecer o funcionamento do sistema de saúde. “Essa capacitação será para elas aprenderem como são feitos os encaminhamentos, como são os fluxos da rede pública de saúde de Uberaba e também conhecer as equipes com as quais elas vão trabalhar”, explica.

Concluída a fase de treinamento, a Prefeitura aguardará a confecção de documentação e carimbos com o número do registro do Ministério da Saúde (RMS) para que as profissionais estrangeiras estejam aptas ao exercício da medicina no Brasil. As médicas devem começar a atender até a segunda semana de julho.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não definiu as unidades que receberão as cinco profissionais cubanas. “Ainda estamos estudando para quais equipes elas serão direcionadas. Isso será decidido durante a ambientação delas, quando apresentarmos os territórios e o RMS já estiver liberado. Elas não podem atender antes disso”, pondera o chefe da Atenção Básica.

Em 2013, a Prefeitura solicitou 22 profissionais para atuar no município. No ano seguinte, o governo federal destinou quatro brasileiros para trabalhar em Uberaba e também enviou 17 médicos cubanos para completar o quadro das unidades básicas de saúde. Desse grupo, apenas seis cubanos ainda estavam no cargo. Os demais deixaram os postos devido ao encerramento do prazo do contrato.

Na semana passada, Uberaba já recebeu dois profissionais para recompor a equipe do programa. Com as cinco profissionais que chegaram agora, a equipe do programa conta com 13 médicos em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por