CIDADE

Estudante é detido pela Guarda Municipal por danificar porta de estação tubo

De janeiro a julho deste ano, já foram contabilizados 98 vidros quebrados, que correspondem a um prejuízo de aproximadamente R$ 106 mil aos cofres públicos

Publicado em 21/10/2017 às 08:05Atualizado em 16/12/2022 às 09:39
Compartilhar

A equipe da Guarda Municipal realizou nesta sexta-feira (20) a apreensão de um rapaz maior de idade, estudante de uma escola estadual de Uberaba, que invadiu a plataforma da estação tubo nº 6, forçando a porta lateral que dá acesso ao ônibus. De acordo com os Guardas Municipais, o estudante tentou despistar trocando de camiseta dentro da estação tubo, esquecendo que existem câmeras de segurança no local.

Em trabalho conjunto, a equipe de monitoramento do Transporte Coletivo, coordenado pelas empresas Líder e Piracicabana, repassou todas as informações das câmeras para os Guardas Municipais que realizaram a abordagem. De acordo com o comandante da GM, Vanderson Alves, ao ser entrevistado o rapaz assumiu ter cometido o delito. Com as imagens e o laudo da equipe que faz a manutenção do BRT, comprovando que a porta foi danificada, o rapaz foi encaminhado à delegacia.

“Temos uma equipe da Guarda Municipal que tem feito uma ronda no corredor Leste e Oeste e têm monitorado os dois terminais. Os agentes têm atuado principalmente em incidências como briga de alunos, rolezinhos e perturbações de estudantes nos terminais. Os guardas têm feito rondas dentro dos ônibus percorrendo o trajeto de um terminal ao outro. Na última semana, por exemplo, a GM realizou a apreensão de uma pessoa com posse de substância semelhante à maconha”, pontua Alves.

No mês passado, um grupo de 16 adolescentes foram apreendidos, flagrados promovendo danos ao patrimônio público, nas estações 01 e 05, onde eles também forçaram a porta automática, provocando danos ao equipamento e ainda picharam o ar condicionado. Três jovens foram presos em flagrante e 13 jovens apreendidos por ato infracional e conduzidos à delegacia.

O superintendente de Transporte Coletivo da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Claudinei Donizete Nunes, destacou que os atos de vandalismo causam prejuízos que apenas prejudicam a população. “Ao invés de estarmos investindo em inovações no transporte público, pintura ou infraestrutura, temos que ficar cuidando de reposição de peças quebradas ou danificadas. Estamos tendo um importante apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para coibir esses atos de vandalismos que estragam o bem mobiliário que é da população”, lamenta Nunes.

Um levantamento realizado pela superintendência mostra que, de janeiro a julho deste ano, já foram contabilizados 98 vidros quebrados, que correspondem a um prejuízo de aproximadamente R$ 106 mil aos cofres públicos e cerca de cinco painéis (de horários de ônibus em tempo real) quebrados por mês. Além disso, os terminais sofrem com degradação dos bens públicos, com estragos dos banheiros, por exemplo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por