ALTERNATIVA

Na abertura da Feira da Indústria, Piau critica a burocracia

Lídia Prata
Publicado em 20/10/2017 às 08:54Atualizado em 16/12/2022 às 09:41
Compartilhar

Brasil precisa de atalhos

“O Brasil precisa de atalhos”, desabafou o prefeito Paulo Piau na abertura oficial da ExpoCigra, numa crítica direta ao excesso de burocracia que trava o desenvolvimento econômico do país. Mais cedo, o prefeito havia recebido empresário da Nicarágua interessado em reabrir a Copervale e dele ouviu uma série de queixas contra as dificuldades para acertar os débitos tributários do laticínio. Certamente, Piau foi contagiado pelo sentimento de indignação dos investidores que lhe vieram pedir ajuda. E a crítica encontrou eco na plateia repleta de empresários, todos eles conhecedores (de perto e de longa data) dos entraves burocráticos para o exercício da atividade. Acertou em cheio.

Otimismo, otimismo

Secretário de Obras e Planejamento, Nagib Facury saiu otimista da reunião com os empreiteiros dos dois ramais do BRT, ontem, no gabinete do prefeito Paulo Piau. Segundo ele, o ramal sudeste vai ficar pronto primeiro, porque já está bem mais adiantado. O empreiteiro garantiu a entrega de 100% dos serviços dentro de 90 dias e adiantou que na segunda-feira deve começar a sinalização das pistas da avenida Guilherme Ferreira. Oremos!!!

 Trecho enrolado

Já o braço sudoeste do BRT está bem mais enrolado que o sudeste. As obras ali não andam... Mas, pelo menos, ficou definido na reunião dessa quinta-feira que a Prefeitura vai assumir o serviço de pavimentação e recapeamento de todas as avenidas e ruas desse trajeto, incluindo Santana Borges, Saudade, etc. Vai ficar também sob a responsabilidade da PMU a construção das vias marginais que faltam para completar o projeto com as tais “alças” necessárias à conversão na avenida Santana Borges. O secretário Nagib Facury salienta, porém, que o preço desses serviços será descontado das parcelas ainda devidas ao consórcio vencedor da licitação, algo em torno de R$ 1,3 milhão.

Definições – Dentre as definições tiradas na reunião do BRT estão, por exemplo, que a rua Bento Ferreira terá pista exclusiva de ônibus e será proibido estacionamento dos dois lados da via, e a mudança da estação do BRT quase para a esquina com a Alexandre Barbosa, em vez de ficar no meio do quarteirão.

Cabem todos - Em compensação, no eixo sudeste, a Abílio Borges e a Nelson Freire terão pistas compartilhadas entre ônibus e carros, para permitir o estacionamento de veículos. Nessas vias, assim como na avenida Guilherme Ferreira, pode ser que a PMU estabeleça horário para estacionamento, liberando a segunda pista para trânsito nos horários de pico. A ideia é permitir o estacionamento entre 8 e 9h até 16h, por exemplo.

Só Jesus na causa

A persistir a intenção de manter o estacionamento na Guilherme Ferreira, o trânsito naquela via certamente irá desafiar a paciência dos motoristas. Isso porque será destinada uma faixa para estacionamento, outra para veículos leves e pesados e uma faixa exclusiva para ônibus. Ou seja, carros, caminhões, carroças, motos e bicicletas irão disputar uma única faixa para o tráfego diário. Socorro!!!

Novo fenômeno

Verdadeira multidão recepcionou o presidenciável Jair Bolsonaro à tarde passada, no aeroporto de Uberlândia. Gente vestida com camiseta verde-amarela e agitando bandeira do Brasil foi o que mais se viu. Resta saber se todos eles conhecem de verdade as ideias e propostas do pré-candidato para justificar tamanha manifestação de apoio...

Hoje aqui

Considerado de extrema direita, o deputado federal Jair Bolsonaro estará hoje em Uberaba, a convite do Sindicato Rural, onde participará de reunião fechada às 8h, com lideranças classistas. Às 9h, seguirá para o Parque Fernando Costa, onde, primeiro, Bolsonaro irá se reunir com a diretoria da ABCZ e, em seguida, às 10h, fará um pronunciamento à comunidade.

Presença

Primeiro dia de ExpoCigra aberta ao público registrou recorde de público. Tremendo sucesso! JM está presente na feira, com estande logo à esquerda, na entrada principal. Passe por lá e retire seu brinde. Tem mais: o programa 1900 & Bolinha será transmitido de lá também hoje, sob o comando de Fernanda Viola, com músicas que marcaram época em nossas vidas. E com direito a muitos brindes também.

A pé

Não se sabe se por retaliação ou desinteresse mesmo, mas o fato é que não apareceu um único posto interessado em fornecer gasolina para a Fundação Procon de Uberaba. Licitação restou deserta. Vale lembrar que o Procon tem publicado constantemente resultado de suas pesquisas semanais de preço dos combustíveis praticados pelos postos na cidade.

Papo firme

Corre nos bastidores outra versão para o cancelamento do show do Roberto Carlos em Uberaba, dando conta que vistoria dos Bombeiros no Centro Olímpico levantou uma série de itens de segurança indispensáveis para liberação do local para a apresentação do Rei. O valor das obras bateria a casa de R$ 22 mil. Os promotores do show toparam colaborar com parte desses custos, mas esbarraram na falta de parceiro público ou privado para bancar o restante. Com o “filme queimado”, dificilmente Uberaba conseguirá nova agenda em 2018 para show de Roberto Carlos. Vamos ficar apenas nas “emoções” dos especiais de fim de ano na Globo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por