CIDADE

Falta de chuvas faz sistema de transposição do rio Claro ser acionado em agosto

Marconi Lima
Publicado em 21/07/2017 às 12:25Atualizado em 16/12/2022 às 02:12
Compartilhar

 As chuvas esperadas para esta semana não vieram e na página do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não há nenhuma previsão de que elas venham pelos próximos dias. Portanto, a tendência é que as temperaturas agora entrem em pequena elevação e o tempo permaneça seco.

Essa situação já coloca a direção do Centro Operacional, de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) em estado de alerta para acionar o sistema de transposição do Rio Claro.

De acordo com o Inmet, pelo menos até a próxima terça-feira (25) as temperaturas em Uberaba devem oscilar entre 11°C e 26°C. A umidade relativa do ar está prevista para a casa dos 75% até 23%. Esses baixos índices podem causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Rio Claro. O presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), Luiz Guaritá Neto, disse que a vazão do rio Uberaba ainda está acima do limite necessário, mas vem caindo gradativamente. Com isso, o sistema de transposição do Rio Claro será acionado em agosto.

O objetivo é garantir o abastecimento de água na cidade. “A partir do dia 7 de agosto já estaremos com o sistema ligado, para garantir aos uberabenses que não falte água em suas casas nesse período que é sempre crítico", explicou Luiz Guaritá Neto. Em 2016, o sistema de transposição do Rio Claro foi acionado em setembro. Em 2015 e 2014, o sistema também foi acionado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por