JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas

Outros Articulistas

Ana María B.

Entupimento, a dor de cabeça de sempre

O velho problema de entupimento não te deixa em paz? Às vezes perdemos a cabeça e fazemos qualquer coisa com tal de desentupir rápido o encanamento de casa para não ter que chamar nenhum encanador ou gente alheia ao domicílio. Mas muitas vezes o barato sai caro. Veja por quê.

Não se preocupe, por sorte há empresas desentupidoras, hoje em dia dedicadas exclusivamente ao problema mais chato de uma casa, o desentupimento

Isso é porque você nem imaginam as coisas estranhas que os outros jogam no vaso sanitário e nas tubulações.  Fraldas descartáveis, durex, embalagens plásticas, fio dental, cabelo e até pentes são achados todos os dias.

Óleo de cozinha, papel higiênico e cabelo são os principais causadores de entupimentos, mas também a soda cáustica:  é outra causa recorrente de entupimentos, pois a mesma tende a se encrostar nas paredes da tubulação, muitas pessoas utilizam a soda com o intuito de remover a gordura, isso pode até solucionar o entupimento parcialmente no curto prazo, mas a longo prazo ela se acumula nas paredes da tubulação ocasionando entupimentos complicados de serem resolvidos. Outro problema que pode ocorrer é que ela quando misturada com a gordura se solidifica formando algo parecido com o famoso sabão em pedra que nada mais é que a mistura de soda caustica com gordura, que dificulta ainda mais um desentupimento posterior da tubulação.

Confundir lixo com esgoto é comum entre boa parte da população. Esclarecer este assunto tem sido um dos desafios da desentupidora sp. Ações que apresentam bons resultados, mas ainda falta muito para que  a população se conscientize e que se obtenham resultados satisfatórios na operação das redes de esgoto.

O esgoto é formado por toda a água suja já utilizada na cozinha, chuveiro, vasos sanitários e área de serviço. O depósito de objetos como papel higiênico, cabelos, absorventes, preservativos, restos de comida e óleo de cozinha, facilita o entupimento da rede, atrai insetos, além de prejudicar o Meio Ambiente. 

O entupimento da rede de esgoto é uma situação muito desagradável, pois o esgoto pode retornar pelo ralo ou pia das residências, principalmente das que ficam na parte mais baixa da rua. Para isso, a desentupidora de esgoto.

Muitos acham que o papel higiênico quando lançado no vaso sanitário não causa problemas na rede de esgoto, mas ele está entre os principais causadores de entupimentos. Quem nunca derrubou a tampinha da pasta de dentes no ralo da pia do banheiro? Este problema também é um dos campeões de entupimento. Em alguns modelos de pia de banheiro a grelha do ralo é aberta e grande o suficiente para que alguns objetos de pequeno porte passem até a tubulação e o acúmulo de tais objetos pode facilmente causar entupimentos complicados de serem resolvidos pois nem sempre eles ficam presos no sifão, geralmente tendem a acumular em curvas na tubulação dificultando e muito a remoção dos mesmos, pois mesmo com a máquina roto rooter objetos pequenos são complicados de serem presos pelas molas de desobstrução, o que costuma resolver tal problema é a aplicação de um hidrojato de alta pressão, que faz com que os detritos sejam empurrados para fora da tubulação, mas em casos extremos faz-se necessário quebrar a parede ou piso para a substituição ou desobstrução da tubulação afetada. 

Por isso é muito importante a utilização de uma desentupidora profissional, além de uma grelha de ralo de bom tamanho que evite a passagem de pequenos objetos, mostrando assim que a prevenção sempre é a melhor solução. No mercado atual não basta apenas prestar serviços de qualidade de desentupimento, é preciso possuir uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados preparados para atender qualquer demanda, como faz há muito tempo no mercado a desentupidora de esgoto.

Causas: várias!

Com o  constante uso diário que se faz da máquina de lavar roupas e o tanque não é difícil que, de vez em quando, entupa os canos.

A lavagem da roupa suja, o pano de chão e a limpeza das vassouras gera que, ao limpar no tanque este entupa com o dia a dia. Os restos de fibras de tecidos, pelos e cabelos, junto com os variados produtos químicos oleosos que se utilizam para a limpeza, fazem com que  com o tempo estes resíduos fiquem aderidos e se solidifiquem nas paredes dos canos. 

Recomenda-se não tentar solucionar o problema de entupimento com produtos químicos, pois estes são muito agressivos para as tubulações e podem deteriorá-las e ocasionar um problema ainda maior, como a ruptura de um cano ou a contaminação da casa com produtos tóxicos. Dezintop Desentupidora conta com máquinas que foram criadas com o fim de desentupir encanamentos. As mesmas não danificam os canos e resolvam as obstruções sem mal cheiros e rápido. 

Pense antes de tomar uma decisão precipitada, sempre o barato sai caro.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia