ARTICULISTAS

Hip hop

O Codese-DF é uma entidade formada pela sociedade civil organizada

Dionyzio A. M. Klavdianos
Publicado em 09/08/2018 às 21:56Atualizado em 17/12/2022 às 12:23
Compartilhar

O Codese-DF (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal) é uma entidade formada pela sociedade civil organizada, com o intuito de elaborar propostas públicas estruturantes de estado para as mais diversas áreas de atuação, que possam ser encampadas pelos governantes, independentemente do espectro partidário.

Saindo no último sábado, 4 de agosto, do Museu da República, depois de ouvir as propostas de cada uma das 18 câmaras do Codese-DF, paro para escutar o som que vem da Biblioteca Nacional (para quem não conhece, Oscar Niemeyer a criou e Brasília inaugurou, em 2006, um complexo cultural, formado por biblioteca e museu, assentado sobre uma gigantesca placa de concreto).

Resolvo checar e deparo com DJs, desfilando nas suas pick-ups montadas no pilotis do prédio da biblioteca. Hits de funk e hip hop, enquanto jovens, um por vez, apresentam seus passos no palco montado no chão, com lâminas de fórmica.

Um dos DJs saúda os presentes ao encontro (fico sabendo que o evento acontece todo o primeiro sábado do mês). É feita prece em homenagem a um DJ do grupo, recém-falecido, e dado o sinal para o início da “festa”. Agora é pra valer… O som é ampliado, os ritmos tornam-se mais intensos e efervescentes, e os dançarinos passam do aquecimento para verdadeiro duelo. No afã de demonstrar mais virtuosismo que os “rivais”, brindam a plateia com todo o tipo de acrobacias, à medida que mais dançarinos chegam e a roda, antes bem aberta, aos poucos vai se fechando.

Afasto-me e contemplo o formato do edifício. É quando cai a ficha: o prédio público, a biblioteca, a proximidade com a Rodoviária, a facilidade de acesso, a cultura aproximando gente do Plano e satélites na Praça Monumental, criada na cabine do avião de Lúcio Costa…

A tal da transversalidade, pontuada há pouco na apresentação das câmaras, comprovada na prática. 

(*) Engenheiro civil formado pela UnB, diretor técnico da Construtora Itebra, presidente da Comat/Cbic, presidente da Coopercon Brasil, presidente da Coopercon-DF e 1º vice-presidente do Sinduscon-DF

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por