ALTERNATIVA

Surto de Covid coloca em alerta unidade da Codau no DI-1

Lídia Prata
Publicado em 31/12/2021 às 18:59Atualizado em 18/12/2022 às 17:26
Compartilhar

PROBLEMAS EM SÉRIE

O ano chegou ao fim, mas os problemas na área da saúde continuam desafiadores. A falta de médicos nos postinhos da Prefeitura é um deles. Nesta quinta-feira, 30, não faltaram protestos publicados nas redes sociais por uberabenses que recorreram às UBSs com sintomas de gripe, mas não conseguiram atendimento. A unidade de saúde do São Cristóvão, por exemplo, liderou as reclamações.

UPA INFANTIL

Outro desafio que a prefeita Elisa terá de enfrentar neste 2022 será o pronto atendimento de urgência pediátrica. As queixas andam volumosas contra a demora no atendimento aos pacientes, decorrente do número insuficiente de profissionais disponíveis. Esta semana, quando a prefeita esteve na Rádio JM, ela reconheceu a necessidade de melhorar a UPA da Criança e adiantou que já está em tratativas com a direção do Hospital da Criança para alinharem as medidas a serem adotadas. Oremos!

BYE BYE

UPA São Benedito vai mudar de endereço. Com problemas considerados “graves” no prédio da rua Major Eustáquio, o governo municipal pretende construir uma nova unidade, provavelmente na região dos conjuntos Morumbi, Pacaembu, Beija-Flor e adjacências. Já o atual imóvel da UPA será transformado em unidade dia.

ELEFANTE BRANCO?

Governo municipal ainda não encontrou “saída” para ocupação do prédio do Jockey Club, na Praça Rui Barbosa. Segundo a prefeita Elisa, a manutenção do imóvel custaria algo em torno de R$ 3 milhões, recursos estes que o Município não dispõe. Inicialmente, o prédio foi comprado pelo governo passado para servir de sede ao Ipserv. No entanto, o instituto previdenciário continua pagando aluguel de outro imóvel e não há qualquer indicativo de que vá se mudar para lá.

OUTRA DESTINAÇÃO

O custo de reforma do prédio da Jockey, salvo melhor juízo, pode estar superavaliado. Ou, talvez, esteja assim tão caro levando-se em conta sua adaptação para servir de sede ao Ipserv. Todavia, nada impede que o governo municipal dê outro direcionamento ao imóvel. A antiga sede social do clube é belíssima e pode ser aproveitada de diversas formas, sem tantas obras assim. Por exemplo, serviria perfeitamente de sede para a Secretaria de Defesa Social, atualmente mal acomodada num prédio da Praça Doutor Jorge Frange. Basta comparar os dois imóveis para concluir pela supremacia da antiga sede do Jockey, onde há quadra poliesportiva coberta, piscinas, quadras de esportes, salões amplos, biblioteca, elevador, etc. Toda essa estrutura poderia ser aproveitada pela Guarda Municipal, para exercícios, treinamentos, etc. Sem contar na possibilidade de utilização dos salões (de festas, antigamente) para conferências e outros eventos. Por que não?

ESPAÇO PARA FUNDAÇÃO

Se para a Secretaria de Defesa Social não for adequado, o prédio do Jockey seria perfeito para abrigar a Fundação Cultural. Além de espaço para uma biblioteca específica de autores e compositores locais, há salas para aulas de música, teatro, dança, etc. E um big salão para concertos, lançamentos de livros, exposições artísticas e eventos culturais diversos. Vale destacar que tudo isso já aconteceu em décadas passadas naquele prédio, quando administrado pelo Jockey…

ADOTE UMA PRAÇA

“A lei atual é muito confusa” - avalia a prefeita Elisa, sinalizando que vai mexer nas normas que disciplinam a adoção de praças públicas em Uberaba. Intenção é simplificar o processo para facilitar a adoção por empresas interessadas em cuidar e manter praças da cidade. Processo deve tramitar na Prefeitura por no máximo 45 dias. Bom, essa é a intenção. se vai dar certo na prática são outros 500.

PLANO DE ARBORIZAÇÃO

Um dos projetos mais interessantes do governo municipal para 2022 envolve o plantio de árvores por toda a cidade. Particularmente defendo a necessidade de ampliar a área verde em Uberaba, principalmente para melhorar a qualidade do ar que respiramos e aplacar o calorão da nossa cidade. Pois bem. A prefeita Elisa sinaliza com um plano de arborização que preconiza o plantio de mudas adequadas, que não causem danos às calçadas, não demandem manutenção custosa, nem estourem o asfalto. Essas mudas serão produzidas no Horto municipal e o excedente poderá ser doado à população. O custo do plano de arborização está estimado em R$ 300 mil.

SURTO DE COVID

Depois da Cohagra, agora chegam informações dando conta de que há um surto de Covid na Codau nesta virada do ano. Todavia, a companhia destaca que foram confirmados cinco casos de Covid na unidade da Codau, localizada no Distrito Industrial I, nesta quinta-feira. Equipes do Almoxarifado e Segurança do Trabalho estão afastadas do local, onde já ocorreu a completa desinfecção das instalações.Todos os servidores, que já estavam com as vacinas em dia, estão bem e em casa. Apenas um apresentou sintomas gripais. Os outros estão assintomáticos. A Vigilância Sanitária está monitorando os casos confirmados. Até a próxima terça-feira (4) haverá nova testagem em todos os servidores lotados na unidade, que testaram negativo.

ANO AZUL

No último programa O Pingo do Jota de 2021, o executivo Ronaldo Veras revelou que a Azul linhas aéreas se surpreendeu com a rapidez que marcou o processo de retomada dos voos no aeroporto de Uberaba. A Azul voltou a operar aqui com um voo para BH e pouco tempo depois acrescentou outro, assim como retomou os voos para Viracopos. Sem querer adiantar os planos da companhia para 2022, Veras sinalizou com novas opções de horário para São Paulo (Viracopos). “É muito provável, pois a demanda está aquecida” - adiantou o executivo da Azul sobre o assunto.

BAIXA TEMPORADA

Na esteira do sucesso dos voos para o Nordeste agora em janeiro, a Azul pode ofertar pacotes semelhantes para o Sul do país, na baixa temporada. Segundo Ronaldo Veras, a companhia está avaliando as opções. Questionado sobre Gramado como destino no inverno, ele ressaltou que o aeroporto próximo, em Canela, é muito limitado e não comporta aeronaves de grande porte, como as que fazem hoje o trajeto entre Uberaba e Maceió, por exemplo. Esse fato inviabiliza, a princípio, um eventual pacote de férias de julho em Gramado.

POR QUE NÃO?

Voo de Uberaba para Brasília não está descartado, segundo Ronaldo Veras. Vai depender apenas da demanda. Mas não há plano algum na Azul, por enquanto, para oferecer voo direto para a capital federal.

Em dezembro de 2020, o então prefeito Paulo Piau fez a inauguração simbólica da sede do Ipserv no nantigo prédio do Jockey Club, na Praça Rui Barbosa. Mas o instituto nunca funcionou no imóvel e continua pagando aluguel de outro

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por