ARTICULISTAS

Primaveras

Ani e Iná
Publicado em 21/02/2022 às 20:05Atualizado em 18/12/2022 às 18:15
Compartilhar

“Quantos anos você tem?”

Perguntar a idade de uma mulher é deselegante? Segundo a consultora de moda, a expert em etiqueta Glorinha Kalil, a resposta é sim; é falta de educação, assim como perguntar quanto uma pessoa ganha ou se já fez uma cirurgia plástica. As mulheres encaram o envelhecimento de formas diferentes. Apesar de muita coisa já ter mudado, nossa cultura sempre apresentou e valorizou as mulheres pela sua forma física. Assumir as madeixas brancas era impossível. Hoje, a “juventude prateada” encara isso com facilidade. Fafá de Belém, Glória Pires, Marieta Severo e outras mulheres que estão envelhecendo se sentem bem em assumir as suas primaveras. Para elas, falar a idade é um orgulh sinal de saúde e longevidade.

Aniversários são comemorados e muitas colocam em cima do bolo uma vela, com um ponto de interrogação. O que fazer? Cada uma com a sua maneira de pensar! Elas se preocupam com o futuro e ficam angustiadas com a vida que não para, sofrem pelo tempo que está passando e não vivem o presente.

Sabemos que a vida é feita de ciclos e somos mutantes, e o mundo se transformou.... Lembramos que em crianças nossos aniversários eram celebrados com um bolo, sem parabéns e muito menos presentes ou familiares, e nenhum retrato. Poucas crianças tiveram uma grande festa!

Já nossos filhos se lambuzaram em casa, com bolos de chocolate, glacê, chantilly, confeitados com temas variados, brigadeiros, olho de sogra, canudinhos, docinhos, salgadinhos e muito guaraná... em um clima afetivo com vizinhos e familiares. Os presentes eram abertos na hora, com muita alegria, e colocados em cima da cama. As crianças iam brincar no alpendre ou na rua. Era muita diversão, com fotos registradas por nós mesmas, com uma máquina fotográfica!

Hoje, aniversário de criança se tornou um grande evento! Casas especializadas em festas infantis, com bufê, confeitaria, brinquedoteca, piscina de bolinhas, pula-pula, máquina de algodão-doce, um encantamento, com sucesso garantido. Sabemos que existe uma infinidade desses salões, um verdadeiro conto de fadas, para os adultos e as crianças. Os presentes são guardados e levados para casa para serem abertos com o cartão de cada convidado. Uma festa inesquecível!!! Cada mãe, ligada no celular, com fotos que vão desde o apagar da vela até os de muita adrenalina, indispensáveis nos esportes radicais do ambiente recreativo, tais como rapel ou escalada. Tudo com muita atenção e segurança!

As primaveras não param... Comemorar ou não? Umas preferem celebrar com um grupo seleto de amigas; outras, com um jantar fora; algumas optam por ir à missa; muitas vivem a data como um dia qualquer. Somos gêmeas e nunca passamos aniversários separadas. Uma vez, já casadas, resolvemos comemorar cada uma na sua casa. Que desastre! Amigas em comum saíram de uma festa para entrar em outra! Foi muita festança para um dia só. Uma ideia de “jerico”. Agora, dia 25 de fevereiro, vamos brindar juntas, quem sabe no shopping, um lugar moderno, ventilado, com muitas opções de cardápio!

O tempo passa e o corpo conversa conosco. Sim, o corpo é sábio! Conhece nossos limites e alcances. O melhor é ter uma relação harmônica, que promove a saúde, o bem-estar físico e mental. Isso é sinal de inteligência! Como aquela música de Lenine: “Enquanto o tempo / acelera e pede pressa / eu me recuso, faço hora / vou na valsa / a vida é rara”. E assim caminhamos celebrando nossas primaveras, com alegria e gratidão. Com a maturidade necessária, dizemos em duas vozes: Parabéns! Feliz aniversário!

Dois beijos...

Ani e Iná

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por