ARTICULISTAS

Espelho, espelho meu...

Ani e Iná
Publicado em 04/11/2020 às 19:03Atualizado em 18/12/2022 às 10:48
Compartilhar

"Mulheres de 400 talheres". Essa expressão ultrapassada vem de uma época em que era forte a presença feminina nos concursos, em que jovens sonhavam em ingressar no mundo artístico pelo lado mais fácil: a beleza. Divas eróticas. Mulheres que marcaram uma época e são lembradas, até hoje, pelas formas esculturais. "Femme fatalle".         

Marilyn Monroe, em uma cena no cinema, aparece lendo uma revista de cabeça para baixo, significando que a consciência da época era a mulher sensual e sem conteúdo. Quem não se lembra da famosa frase de Vinicius de Moraes: "Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental"?!... O espelho era o bem maior, por isso as mulheres estavam sempre a perguntar: "Espelho, espelho meu, existe mulher mais bela do que eu?”. Todas queriam ser belas. 

O estereótipo da mulher perfeita e sem conteúdo foi se desconstruindo nos concursos de "misses". Atualmente, elas são submetidas a perguntas de conhecimentos gerais, para que os jurados construam uma imagem realista de cada uma delas. A coroa e a faixa são confiadas à mais bela e culta. 

Hoje, podemos dizer que a estante de livros é mais importante do que o espelho. A nossa ferramenta mais valiosa é o autoconhecimento, a competência, a saúde, a alimentação, os esportes. Mens sana in corpore sano. Ser sensual é ser espontânea, natural e ter persona. A mulher continua vaidosa e inquestionavelmente inteligente. 

O mundo está melhor. Preconceitos diminuíram, tabus são quebrados. O romantismo mesmo, neste "frenesi", continua... Na contramão da supremacia dos youtubers, que agora deram para se destacar nos livros, um grupo de jovens escritoras vem ganhando livrarias de modo clássic escrevendo. São autoras apaixonadas pela poesia, por temas que são da morte ao amor ou veem na literatura a própria sanidade.

Na política, a mulher não trata de tomar o lugar de uma atitude conservadora e agressiva que favorece o masculino para colocar o feminino no lugar. É potencializarmos o masculino e o feminino juntos. Decidirmos quem vai e quem fica. As mulheres não são silenciadas. Aliadas, uma torce pelo sucesso da outra, por isso nos fortalecemos. Os homens, que antes se colocavam protetores das mulheres e eram chamados de "machões", sentem-se abraçados por poderem dividir as tarefas de casa e torcem para o sucesso das companheiras e sua ascendência profissional. 

A bandeira branca está hasteada.... O masculino e o feminino caminham juntos. Somos parceiras e conscientes.  

O espelho nos revela o corpo e a alma. Quem nunca conversou com ele? Existem inúmeras superstições em torno do espelho, que tem magia e verdade. Doe a quem doer. Com tantas crenças arriscamos a perguntá-l  

– Espelho, espelho meu, quem vai vencer a política em Uberaba? 

– QUE VENÇA A HONESTIDADE! 

Dois beijos...

Ani e Iná

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por