ARTICULISTAS

Olho mágico

Ani e Iná
Publicado em 23/07/2020 às 07:16Atualizado em 18/12/2022 às 08:06
Compartilhar

Super... Hiper... o iPhone está com intensidade máxima, em época de pandemia!

As imagens, as fotos surgem de repente de três anos, cinco anos atrás e nos alegra rever aqueles momentos com intensa felicidade, com o coração contente e algumas vezes sofremos o impacto ao ver alguém que já não está entre nós.

Foto é documento! É arte! É o retrato da realidade!

Um dos pioneiros da fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no Brasil Hercule Romuald Florence, mas não podemos esquecer que o imperador Dom Pedro II foi um fotógrafo apaixonado.

Muitos afirmavam que esta nova tecnologia daria fim à arte de pintar.

O fotojornalismo entrou em alta inexoravelmente pelas revistas O Cruzeiro, pelo Jornal do Brasil, associando grandes reportagens com fotografias.

Como repórter esportivo do Jornal familiar O Triângulo, estava à frente nosso pai, João Luiz de Sousa, que anotava tudo em um bloquinho e carregava a tiracolo o grande artista da época, nada mais nada menos que o grande João Schroeder, que documentava tudo com suas fotos, “pequenos detalhes” que faziam toda a diferença. Suas fotos eram assinadas, o fotógrafo era requisitado por toda a sociedade da época, onde ele imprimia seu talento em fotos familiares, que eram de papel, uma arte usada pelos fotógrafos da época. Podemos dizer que essas fotos continuam perfeitas, todas elas clicadas por Schroeder. Fotógrafo artista!

Os bailes chegaram, uma idade de ouro das festas, com a efervescência das casas noturnas e agito privê. Testemunha ocular desses momentos, surge Akira, o japonês carismático e risonho, mistura de talento e profissionalismo. Com sua câmera, rodava os salões cheios de glamour, sem perder o foco. Com alma e postura de um cavalheiro. Fotógrafo artista!

Surgiram os grandes eventos! As câmeras ficaram poderosas e o arsenal da fotografia apareceu nas mãos de Ricardo Prieto. Ele foi o dono da festa! As fotos que antes levavam semanas para serem reveladas, com ele, estavam no dia seguinte expostas e catalogadas no seu Estúdio para serem escolhidas. Assinava Prieto/Uberaba. Fotógrafo artista!

Mas foi Paulo Nogueira, repórter-fotográfico, jornalista, ufólogo, pesquisador, que marcou imagens com reportagens que se destacaram em caráter nacional, pela beleza, originalidade, arte e intensidade. Políticos de renome, atletas, artistas estiveram na mira do repórter fotográfico, estiloso, com assinatura Paulo Nogueira. Fotógrafo artista!

Paulo Lemos foi a expressão da arte! Montou oficinas e escola de fotografia com um grande foco artístico e jornalístico, inserindo vários de seus alunos no mercado de trabalho. Produtivo, detalhista, pesquisador, as suas fotos são assinadas by Paulo Lemos. Agitou o mundo da fotografia! Fotógrafo artista!

Impossível falar de fotógrafos e da fotografia sem mencionar Sebastião Salgado, nascido em Minas Gerais, na pequena cidade de Aimorés. Foi um profissional multifacetado que transitou mundo afora. Com sua máquina, fotografou a dor e o sofrimento das crianças de um povo castigado pela vida, como também, com sua magnífica arte, a beleza dos indígenas e a flora e a fauna brasileira. Expressava uma realidade extraordinária. Fotógrafo artista!

Em Uberaba, existem fotógrafas e fotógrafos de primeira linha. Sintam-se representados pelos mencionados.

Atualmente enfrentamos o "narcisismo" contemporâneo das "selfies", persevera na cabeça de cada indivíduo uma violência no mundo das fotos, banalizou-se, vulgarizou-se esta bela arte, tudo é fotografado, sem pudor, sem regras, sem técnica! Uma “piração”!

Fotógrafos sempre existirão! Fotografar é arte!

Precisamos de FOTÓGRAFOS ARTISTAS!

Dois beijos...

Ani e Iná

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por