ARTICULISTAS

Você investe em poupança? Então, cuidado!

A tradicional e velha poupança ainda faz parte da realidade de grande parte da população brasileira...

Karina Silva Leal
Publicado em 06/08/2017 às 11:21Atualizado em 16/12/2022 às 11:26
Compartilhar

A tradicional e velha poupança ainda faz parte da realidade de grande parte da população brasileira. O volume financeiro neste tipo de investimento, em Uberaba, é crescente. Os investidores depositaram mais em poupança do que outros brasileiros, no restante do Brasil. Até parece ser uma boa notícia, mas não comemore ainda. Não significa que os uberabenses tiveram mais dinheiro para colocar na poupança. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto, aqui, o aumento foi de 2,85%, no último ano, no Brasil, o aumento foi de apenas 0,46%. Por que isso aconteceu?

Para alguns, foi porque os uberabenses têm perfil conservador. Discordo. Em 15 anos de profissão, me deparei com vários clientes se dizendo conservadores e, ao conhecer mais sobre investimentos, mudaram o perfil. Não os culpo. Infelizmente, a desinformação ainda existe e gera acomodação. Essa acomodação traz prejuízos.

Em 2015, com a inflação alta, houve uma queda de 6,49% no rendimento da poupança. É preocupante ver que, no ano em questão, os uberabenses deixaram seu capital na poupança e perderam dinheiro, pois o rendimento ficou abaixo da inflação. Todos perderam poder de compra, o que significa menos qualidade de vida. Já nos últimos três anos, o ganho acima da inflação foi muito baixo, apenas 0,33%. No mesmo período, as aplicações que rentabilizaram no mínimo 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), tiveram uma lucratividade bruta de 14,69%. Se considerar o Imposto de Renda (IR) máximo de 22,5%, a taxa líquida no período seria de 11,38%. Significa que durante os últimos três anos, os poupadores conseguiram apenas 0,33% de ganho real, enquanto aqueles que investiram em Certificado de Depósito Bancário (CDB) conseguiram minimamente uma rentabilidade real de 11,38%, no mesmo período. A diferença é gritante, principalmente, em longo prazo.

Se, de fato, o perfil é conservador, pode-se investir em aplicações como o próprio CDB ou em Letras de Crédito Imobiliário (LCI), em Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Câmbio (LC). Essas aplicações têm a mesma garantia da poupança, o mesmo mecanismo de segurança, fornecido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do dinheiro aplicado com saldo de até R$250 mil por CPF e por instituição, caso a instituição financeira tenha problemas com intervenção, liquidação extrajudicial ou falência.

A poupança não é a única alternativa de investimento considerada segura. Para o seu presente e futuro, busque traçar objetivos e metas, faça planejamento para o seu dinheiro poupado e encontrará a aplicação financeira mais adequada aos seus objetivos e ao seu perfil. Invista com um assessor de investimentos, que é o profissional qualificado para auxiliá-lo e conheça a plataforma de investimentos de uma Corretora de Valores. Seu esforço em economizar precisa ser levado a sério também na hora de investir. Acredite, investindo com sabedoria você alcançará suas metas e mudará sua vida. 

(*) Karina Silva Leal

Fundadora da Insider Investimentos de Uberaba, credenciada XP Investimentos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por