ARTICULISTAS

A alma d’Uberaba

Julio Cesar Oliveira Bernardo
Publicado em 29/02/2020 às 13:12Atualizado em 18/12/2022 às 04:35
Compartilhar

Foi num desses sonhos que a gente dorme ainda mais desperto. Nesse sonho, emanado pela comemoração do bicentenário de nossa cidade, apeguei-me a querer descobrir a alma d’Uberaba. Qual seria a alma de Uberaba?

Fui à ABCZ, referência internacional de gado zebu, que tanto nos orgulha. Andei por lá, lembrei-me da minha juventude, de momentos agradáveis, paqueras, shows, as cocadas e as maçãs do amor. Mas não encontrei a alma d’Uberaba.

Continuei a busca. Fui à Casa/Museu de Chico Xavier. Quanta energia esplêndida entre aquelas paredes, que ainda exalam a candura do nosso ascenso Chico. Cheguei perto, bem perto, mas não foi ali, ainda, que encontrei a alma d’Uberaba.

Em meio ao sonho, segui caminhando. Fui à igreja de Nossa Sra. da Abadia. Eis outro templo de profunda sinergia com as coisas do alto. Ali, o saudoso Monsenhor Juvenal celebrou a missa da minha formatura, ali tanto converso com os de cima. Mas não encontrei a alma d’Uberaba. A procura começou a se mostrar difícil.

Fui à feira do Grande Abadia, fui ao tradicional Mercadão Municipal. Quantas cores, quanta diversidade, quanto sabor de gente. Estive próximo, mas não encontrei.

Fui à nossa egrégia e gloriosa UFTM. Quanto orgulho por tão qualificado centro de formação a nos servir, um privilégio, honraria nossa essa amada escola de Educação Superior. Entretanto, nenhum vestígio da alma d’Uberaba.

Fui ainda ao antigo Cine Metrópole, ao paralisado Grande Hotel de Uberaba, à histórica Praça Rui Barbosa. Deslizei pela centenária rua Artur Machado. Cheguei a ir ao aprazível distrito de Peirópolis. Nada da alma d’Uberaba.

Fiquei fadigado, relutante, inquieto, ansioso, quase acordei...

Lembro que me sentei no banco da praça em frente à igreja Santa Rita. Na ânsia de desistir, quase desistindo, uma senhorinha veio atravessando a praça. Carregando pesada sacola, com suor no rosto, ares de cansaço e de estar trabalhando, ainda assim, sorriu para mim. E foi naquele gesto, tão espontâneo e singelo, que encontrei, enfim, o que procurava. Um sorriso sempre encontra a gente.

Na jornada que nos leva, quando deixaremos de procurar o que nos cerca?

Julio Cesar Oliveira Bernardo

Professor e cronista

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por