JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 16 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas.

Outros Articulistas

O menino que poetou

Eis que Uberaba comemora mais um aniversário nesta semana. E, ao falar desta cidade, não vejo melhor maneira que recorrer a muito nobre e áureo cidadão, filho desta terra, para em sua pessoa homenagear a todos os uberabenses.

João Eurípedes Sabino, engenheiro, professor, escritor, poeta, filho primoroso do Sr. Genésio e da Dona Adalgisa, alma gêmea da Dona Zulmira. É fruto iluminado deste Sertão, observador atento de seu tempo, enciclopédia viva que sempre engrandece aqueles que têm o privilégio de desfrutar com ele de uma prosa, sempre saborosa.

Amigo refinado e dileto de meu saudoso pai, é o protagonista da máxima: o amigo certo das horas incertas...

Os que conheceram João Eurípedes Sabino em tempos passados percebiam naturalmente que aquele adolescente, guarda-mirim dedicado, sabido e esperto, se destacaria no decorrer de sua vida com dignidade, dedicação e trabalho. Zeloso das causas sociais e do patrimônio histórico e artístico uberabense, guardião devoto das memórias mais apuradas, João Eurípedes é na verdade patrimônio vivo deste Brasil Central.

Eleito para presidir a Academia de Letras do Triângulo Mineiro no último dia 18 de fevereiro, vem nos a certeza de que nossas letras hão de estar muito bem geridas e iluminadas. Seu idealismo com esta cidade, suas ruas e seus habitantes o credenciam para ser considerado no campo sociocultural um dos uberabenses mais atuantes de todos os tempos. É figura altiva, impetuoso, nunca deixando de transparecer, no entanto, a mais lúcida e fraterna humildade.

É o dono da Pomba da Paz, a luz no caminho do andarilho, o prodígio de Uberaba, de caráter e personalidade ímpar, o menino do coração macio, que quando cutucado na emoção chora, chora com o destemor daqueles que têm no pensamento a onda do coração.

Eis o cidadão, pois, que orgulha tão profundamente estas paragens. Um Salve a João Eurípedes Sabino, um homem à frente de seu tempo, um Salve a Uberaba, agraciada aniversariante da semana e um Salve a todos os filhos da terra das Sete Colinas!

Julio C. O. Bernardo
Professor e cronista
juliobernar78@hotmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia