ARTICULISTAS

E o Pedro Álvares Cabral?

Márcia Moreno Campos
Publicado em 06/02/2021 às 11:33Atualizado em 19/12/2022 às 05:00
Compartilhar

À menor crítica aos malfeitos dos governos do PT escutávamos como resposta: E o FHC? E o Aécio? Eu cansei de ouvir isso. Pois bem, o tempo passou na janela, a roda girou, e hoje muitos daqueles que criticavam adotam respostas semelhantes diante de acusações a práticas do governo Bolsonaro. A cantiga se repete: E o Lula? E o PT?

É impressionante o que o sujeito não faz para defender seu político de estimação. Com desfaçatez ímpar, relativiza a corrupção, graduando-a de acordo com sua conveniência política. O que importa uma rachadinha diante de um petrolão? Qual a relevância comparada ao mensalão, do gasto de três bilhões em plena pandemia, para comprar os votos de deputados naquele que é simpático ao Planalto? O famoso “rouba mas faz” foi substituído pelo “rouba, mas que seja menos do que o antecessor”. Que alento! O erro virou parâmetro moral. Gastos exorbitantes do governo, injustificáveis sob todos os aspectos, são amenizados porque algum outro governante no passado, gastou mais. Tudo se compara. Tudo se relativiza. A desculpa da comparação funciona como um bálsamo para políticos inescrupulosos e incapazes de elevar o nível do exercício da função pública.

Até os palavrões proferidos pelo Presidente da República são escusáveis, conforme vi em postagens em mídias sociais, porque afinal, segundo elas, o Brasil é o país do funk, das favelas, das bocas sujas. Assustador. Tudo é permitido, se convém ao queridinho da vez. E mesmo quando os gastos com cartões corporativos são atualmente muito superiores aos dos presidentes do passado, as justificativas pipocam cambetas, tendenciosas e não convincentes. São considerados irrelevantes, face ao todo.

Minha régua moral não é essa. Uma pessoa honesta pode ser colocada à prova que não furtará nem um pão, nem um tostão e muito menos um milhão.

Diante dessa tendência, o jeito é desistir de corrigir o Brasil antes de ouvirmos a pergunta: e o Pedro Álvares Cabral? Se estudarmos bem a história, vamos acabar descobrindo algumas negociações suspeitas dele com os índios que habitavam essas terras. Pobre país o nosso, que, ao invés de corrigir, compara; ao invés de punir, desculpa, e no lugar de apurar, prefere desqualificar os acusadores e aparelhar as instituições para parecer aos olhos da torcida ideológica que vivemos às mil maravilhas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por