ARTICULISTAS

Se soubéssemos

Realismo mágico é um gênero literário que surgiu no início do século XX

Márcia Moreno Campos
Publicado em 28/12/2019 às 09:57Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

Realismo mágico é um gênero literário que surgiu no início do século XX, onde o autor mistura elementos fantásticos ao cotidiano, mesclando o irreal no real. Assim, situações mágicas como pessoas que flutuam, imortalidade e animais falantes são encarados como parte da realidade narrativa. Aprecio muito esse gênero e gostei do livro da escritora alemã Mariana Leky intitulado “O dia em que Selma sonhou com um ocapi”. Ocapi é um animal mamífero que tem entre 200 e 350kg e pode chegar a dois metros de altura. No livro, um dia após Selma sonhar com um ocapi, alguém do vilarejo onde ela mora, morre. Os sonhos jamais revelam quem vai morrer. E é essa a magia do livr a incerteza, a incredulidade e o preparo para a iminência da morte. Sem saber quem vai ser o escolhido pela velha e indesejada senhora, segredos são revelados, amores confessados, pedidos de perdão proferidos, num interminável acerto de contas com a vida. O incrível é que nós, mesmo sabendo que somos mortais, deixamos para o incerto amanhã ações que poderiam ser realizadas no presente. 

Estamos no final de mais um ano. 2020 já espia pela janela, pronto para sua entrada triunfal. Planos, promessas, desejos, orações, simpatias, brindes fazem parte da virada. O que será que nos espera no ano vindouro? Se adivinhássemos que no momento tal nossa vida como um todo viraria de ponta-cabeça num único momento, como agiríamos? O desconhecimento do futuro é uma bênção ou uma punição, nos impedindo do necessário preparo? As pessoas que escapam de tragédias logo começam a valorizar a vida, o sol, as estrelas, o afeto, mas rapidamente deparam com um cano estourado, um contratempo aqui, outro ali, e pronto, a magia se desfaz, o cotidiano se impõe. Temos um ano novinho se aproximando com seus desafios, conquistas e decepções. Não nos foi dado o dom da previsão do futuro. E essa incerteza deveria nos fazer mais humanos e próximos uns dos outros. O que sabemos com certeza é que a vida nos traz surpresas boas e más, oportunidades de evolução, chances de fazer o bem, provas difíceis de serem vencidas e a mortalidade da qual ninguém escapa. 

E na ignorância do que está por vir, que tenhamos coragem para enfrentar os percalços e alegria para comemorar as vitórias. Seja bem-vindo, 2020!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por