ARTICULISTAS

O inchaço nas repartições

Decreto presidencial extingue 4.689 cargos de livre nomeação na administração federal...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
Publicado em 09/01/2017 às 09:32Atualizado em 16/12/2022 às 15:49
Compartilhar

Decreto presidencial extingue 4.689 cargos de livre nomeação na administração federal. Isso representará economia anual na ordem de R$ 240 milhões. Se o governo está acabando com os cargos é porque os estudos levaram à conclusão de sua desnecessidade. É uma mudança de postura em relação aos governos petistas e até anteriores a eles, que abarrotaram as repartições de cabos eleitorais, apadrinhados e parentes dos governantes e de políticos influentes. A providência pode ser encarada como o governo fazendo a lição de casa para depois pedir austeridade aos outros governos e até à sociedade, que não podem mais continuar convivendo com as gorduras que inflam seus orçamentos e acabam por consumir recursos que poderiam ser aplicados em serviços à população.

Com raríssimas exceções, estados e municípios também possuem seus quadros funcionais inchados através do apadrinhamento. Há casos em que os inclusos na folha nem têm a obrigação de comparecer ao trabalho, o que constitui um criminoso desvio de finalidade da verba pública e desestímulo aos servidores de carreira, estes sim, obrigados a conduzir os serviços. É voz corrente que no Congresso Nacional e no Poder Judiciário também é grande o número de contratados sem concurso. O ideal seria que governadores, prefeitos, as mesas legislativas e os dirigentes do Poder Judiciário também enxugassem a área sob suas responsabilidades, dando ao Brasil uma significativa economia e, mais que isso, o exemplo de austeridade na administração pública.

É inquestionável que o presidente da República, o governador, o prefeito e os chefes das diferentes áreas necessitam de pessoas de sua confiança para auxiliá-los nas suas tarefas. Mas é exagerado o número de nomeações que são levados a fazer ao assumirem, como resultado do viciado sistema de acomodação do pessoal de campanha. A chegada desse contingente causa grandes transtornos às repartições e descontentamento ao quadro de servidores efetivos. Deveriam os governantes nomear apenas aqueles que os sirvam pessoalmente e, de preferência, que venham trazer sua experiência como contribuição para a administração pública. Para a execução das tarefas rotineiras já existem os servidores de carreira, que devem ser apoiados e prestigiados. Em vez de trazer de fora as chefias, os governos deveriam escolhê-las entre os próprios servidores, através de escalas de meritocracia, procedimento que levaria todos a se esforçarem para obter o reconhecimento.

Embora com toda sua especificidade, o serviço público não deveria se diferenciar do privado naquilo que se refere à aplicação dos recursos. Nenhuma empresa, em funcionamento normal, mantém em seus quadros trabalhadores desnecessários ao cumprimento de suas finalidades. Se mantiver, vai à falência. Isso foi o que aconteceu ao serviço público, que agora precisa se reinventar...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por