ARTICULISTAS

Quinze Anos da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital e Maternidade São Domingos

No próximo dia 31 de janeiro de 2017, comemoraremos quinze anos de funcionamento da UTI Neonatal...

Raquel E. Ribeiro Romani
Publicado em 20/11/2016 às 13:06Atualizado em 16/12/2022 às 16:32
Compartilhar

No próximo dia 31 de janeiro de 2017, comemoraremos quinze anos de funcionamento da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital e Maternidade São Domingos. Lá se vão quinze anos de trabalho e lutas diárias.

Neste período atendemos a cerca de 2.000 pacientes, o grande motivo da nossa existência. Tão pequeninos em sua dimensão física, mas gigantes na luta pela vida. A todos eles nossa imensa e maior gratidão.

Tivemos pacientes com menos de 25 semanas de idade gestacional com peso de nascimento em torno de 500g (a maioria deles vivos e dando alegrias a suas famílias), outros tantos “maiorzinhos” com peso em torno de 750g a 1.500g e aqueles “grandões” que nasceram com peso acima de 2.000g, mas que precisaram da nossa ajuda para fazerem a transição útero-meio externo com maiores chances de sucesso. Tivemos também uma grande leva de pacientes pediátricos (até 13 anos) que, embora não fossem recém-nascidos, precisaram da nossa intervenção para se recuperar de patologias graves e com risco de vida.

Alguns pacientes ficaram internados dias, outros, meses, e outros ainda, anos. Neste último caso, não posso deixar de mencionar o nosso precioso Joaquim, que, ao longo de oito anos e oito meses de vida e de internação na UTI NeoPed, nos ensinou silenciosamente o valor da vida. Assim como ele, nossas escolas de vida foram tantos outros: Mantissa, Amanda, Heitor e Luísa, Teandra, Kauan, Miguel, João Vítor, Nina, João Carlos, Emanuelly e suas famílias, que, com resignação e fé, nunca deixaram de amá-los incondicionalmente. A todos esses heróis nossa admiração e respeito eternos.

Gostaria de ressaltar a importância e o preparo da nossa equipe multiprofissional composta por Médicos Intensivistas Pediátricos e Neonatologistas, Enfermeiras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogas e Psicóloga, todos especialistas na arte de cuidar dos nossos pequenos pacientes. Mas de nada serviria todo o preparo técnico se não houvesse compaixão, respeito e empatia pela dor e sofrimento do próximo. Podemos dizer que estamos crescendo também como seres humanos, além do crescimento profissional. A esta maravilhosa equipe me dirij nosso trabalho árduo, silencioso e dedicado muitas vezes nos faz sofrer, mas vale a pena! Sempre valerá.

Agradeço também às nossas famílias, que compreendem nossa ausência e nos apoiam incondicionalmente.

Nesta comemoração não podemos deixar de nos lembrar do querido Monsenhor Juvenal Arduini, que participou da nossa inauguração e que durante anos nos visitou semanalmente para nos abençoar, rezar por nós e nos recarregar de forças, fé e esperança. Hoje, infelizmente, não o temos conosco em presença física, mas seu encanto, sua paz e suas bênçãos estão nas paredes e no ar da nossa UTI NeoPed. Muito obrigada por tudo!

Por fim, mas não menos importante, nossa gratidão às Irmãs Dominicanas, que abriram as portas deste hospital para a construção deste setor, possibilitando nossa trajetória até hoje. Elas acreditaram e investiram em nós sem garantias palpáveis, mas compartilhando de um sonho já antigo e da visão da necessidade de uma UTI Neonatal e Pediátrica em nossa cidade. Sem dúvida, não existiríamos sem o crédito, confiança e investimento da Asseij. Hoje, o trabalho delas segue com os Franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que nos brindou com sua excelente administração e que em 2017 nos presenteará com a atualização tecnológica de todos os equipamentos da UTI Neonatal e Pediátrica

Pedimos a São Domingos e a São Francisco que orem e intercedam sempre por nós e que Deus abençoe (continue abençoando) o nosso caminho para que estes quinze anos possam se multiplicar por mais décadas de trabalho comprometido, eficaz, atualizado e, sobretudo, humanizado. 

(*) Médica responsável técnica da UTI Neonatal e Pediátrica do HMSD; ex-aluna do Colégio Nossa Senhora das Dores

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por