NO BICO DA CHANCA

Coluna No Bico da Chanca: O amargoso

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 14/12/2020 às 17:50Atualizado em 18/12/2022 às 11:29
Compartilhar

Sr. Armagos Lenda do nosso futebol.

TOQUE DE PRIMEIRA

Quem da velha guarda não se lembra do senhor Manoel Nunes, sapateiro no Bairro Mercês, que gostava tanto de futebol que fabricava chuteiras e treinava equipes da base como Merceana e Uberaba SC? Pois bem, estamos falando do famoso sr. Amargoso, que foi casado com Angelina Silva Nunes (Merendeira) e foram pais de vários filhos, tanto biológicos como adotivos. Entre vivos e aqueles que nos deixaram estão na lista: Mário Manuel Nunes; Pedro Ângelo, José Augusto Nunes, Jurema Maria Nunes, Vicente de Paula, Moacir Belchior Nunes, Hermínio Irani, Maria Luzia Nunes e Maria Aparecida Nunes. Entre os filhos, alguns jogaram futebol e defenderam a Merceana, Uberaba SC e até mesmo o Nacional. Família com grande número de pessoas, mas unida e sempre buscando a felicidade. Quando se fala em AMARGOSO, muitos vão lembrar nas chuteiras que fabricava e vendia por um preço ao alcance de todos os “atletas”, inclusive eu. Solado forte e os cravos ou pião como eram chamados eram feitos com a própria sola, e na medida que iam gastando, os pregos incomodavam os pés, e até furavam as meias. A “Bicanca” era dura e não dobrava. O bão mesmo era dar alguns bicudos, pois o bico da chuteira parecia uma testa de touro. Mas na verdade, Manuel Nunes, o nosso inesquecível Amargoso, foi uma figura fantástica no mundo da bola. Amava o futebol como se fosse da família. Dedicou parte de sua vida em prol do futebol. O estádio “Nubor Facure” foi a sua segunda casa. Aliás, seus filhos vestiram a jaqueta verde da famosa Merceana. Agora é contar história, pois o inesquecível Amargoso a escreveu no futebol da cidade. 

Foto do time de juvenil da Merceana. Molecada boa de boa de bola.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

   Na casa de um torcedor do São Paul

--- Papai já posso mandar as outras torcidas olhar a tabela?

--- Calma meu filho, ainda é cedo!

O Marido, antes de morrer, chamou a mulher e pediu:

--- Querida, você promete pelo menos deixar a terra da minha sepultura secar, antes de arranjar outro?

Ela prometeu, mas, no outro dia, estava com secador de cabelos vaporizando a sepultura. 

Fause comentava com o amigo Jesus Paul

--- O time do Botafogo parece o remédio que a vovó prepara.

--- Como Assim?

--- Não faz mal para ninguém.       

Essa ganhou o prêmio de o cúmulo da revolta:

“É o cara morar sozinho e fugir de casa...”

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O elenco colorado voltou ontem, a tarde aos trabalhos físicos e técnicos. Com a terceira colocação garantida, isso na classificação geral, e provavelmente na primeira ou segunda na sua chave, o time de Catanoce, no hexagonal, pode jogar três vezes em casa        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 19 de dezembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. O assunto é: torcida colorada.   

No Brasileirão da Série “B”, o Guarani parece um elevador: “sobe e desce”. Na última rodada levou de 3 a 1. A Macaca, também foi derrotada. O futebol de Campinas não anda funcionando como manda o figurino. Agora Oeste e Botafogo afundaram.

Por outro lado, o futebol de Minas vem fazendo bem feito. O América de Lisca Doido, ostenta a segunda colocação e tem bala na agulha para chegar ao acesso. A surpresa maior é o Cruzeiro que se aproxima do G4. A Raposa tem crescimento

A rodada do Brasileiro da Série “A” foi sensacional e a mexida na tabela foi melhor ainda. O Galo venceu e aperta o São Paulo. O Internacional com um presente do lateral Kevin, do Botafogo, subiu na tabela. Palmeiras deu show e ganhou fácil do Bahia.  

O Flamengo deu uns “cascudos” na molecada do Santos e goleou fácil, só que o Mengão ainda tem que melhorar muito a suas propostas de jogo. Vasco e Fluminense não passou de um empate. Muita correria e pouco futebol. Vasco continua em baixa.

A derrota do Coritiba para o Sport provocou mais uma demissão do amigo e técnico Rodrigo Santana. Vasco da Gama; Coritiba, Goiás e Botafogo continua mais por baixo do que sola de sapato. O Fogão atravessa a sua pior fase em Brasileirão. Nada fácil.

O jogo da rodada foi mesmo entre Corinthians x São Paulo. O Timão teve raça e muita disposição para derrotar o bom time do São Paulo. O placar foi de 1 a 0, mas poderia ter sido mais. Determinação na marcação foi a oferta do técnico Mancini.   

O América de Teófilo Otoni acordou e goleou o Bettis FC por 6 a 0. – União Luziense bateu no Contagem por 3 a 0. No Elias Arbex o Atlético-TC ficou no empate em três gols com a Santarritense. Falta uma rodada para a primeira fase terminar.   

Na quinta rodada, o USC ganha por WO da Passense; Santarritense decide vaga com o classificado Poços de Caldas; Aymorés pega o lanterna Bettis. Agora, o jogo importante é entre Contagem x América-TO. Quem vencer passa para o hexagonal.     

Os atletas do Uberaba SC votaram ontem aos trabalhos e preparação para os futuros compromissos que virão na fase decisiva do hexagonal final. Hoje o clube é o terceiro da sua chave, mas deve terminar em segundo. Na somatória geral pode ficar em terceiro, o que lhe proporciona jogar três partidas no Uberabão. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por