ESPORTE

Ex-técnico do USC, Dequinha jogou 374 partidas pelo Flamengo

Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 01/04/2020 às 20:02Atualizado em 18/12/2022 às 05:22
Compartilhar

Na foto, Dequinha - ex-técnico do USC

TOQUE DE PRIMEIRA

José Mendonça dos Santos, nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte em 19 de março de 1928. Jogando um bolão chamou atenção de dirigentes e foi parar no Flamengo do Rio de Janeiro onde jogou com craques fantásticos como Joel, Moacir, Jadir e até mesmo com Evaristo de Macedo. Dequinha jogou 374 partidas pelo Flamengo; venceu 234, empatou e 74 vezes e perdeu outras 74. Jogou pela Seleção Brasileira, não como titular, mas teve suas oportunidades e foi a Copa do Mundo de 1954. Quando deixou o Mengão, isso em 1960, elogiou muito seu sucessor: Carlinhos, apelidado pelo Jorge Cury de Violino. Isso é uma parte daquele que brilhou no rubro-negro onde jogou naquela famosa linha média com Jadir, Dequinha e Jordan. O assunto Dequinha está sendo ventilado porque, depois que parou de jogar, recebeu o convite e veio para ser treinador do Uberaba SC. No início, pela sua inovação e mudança tática foi criticado pela imprensa e alguns torcedores. Naquela época, ele já pensava no futuro de esquemas de jogo. A briga foi quando ele tirou Waltinho da ponta direita e passou para o meio campo; antes jogava apenas com dois, o USC passou a ter três no meio, que no decorrer dos jogos o entrosamento falou mais alto. Walter Goulart cresceu em campo. Dequinha sempre educado, fez história jogando e treinando times. Dequinha, que previa mudanças táticas no futebol, faleceu em 1997. Enquanto esteve por aqui foi atração.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens.

CANELADAS

O futebolista escreve com os pés os capítulos da história do futebol. A produção “Literária” vai na proporção do seu volume de jogo...

Algumas tiradas:

1 – Mais apertado que cadarço em sapato de paraquedista – 2 – Mais em evidência do que zebra da loteca. 3 – Mais bagunçado do que quarto de solteiro. 4 – Botando mais banca do que jornaleiro rico...

--- estou tão contente, querida. Fiquei noiva.

--- Oficial?

--- Não. Ele é apenas sargento.

--- Só conheço um meio honesto de ganhar dinheiro.

--- Qual?

--- Eu tinha certeza de que você não conhecia...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 36 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. Esteio está com atendimento individual pelo WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Os clubes de futebol da China estão retomando os treinamentos. Por lá as coisas estão se ajeitando, rapidinho a vida esportiva daquele país deve voltar ao normal. Alguns atletas ainda não conseguiram voltar aos seus clubes, que providenciam o retorno deles.

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 04 de abril das 12h00 às 13h00 horas, pela JM 95.5, FM. Sem convidados e com muita música. Quarentena.

A declaração de Edson Arantes do Nascimento confirmando ser torcedor do Vasco não causou surpresa a ninguém. Todos sabem que o Rei Pelé sempre foi vascaíno. É um direito que todo cidadão tem: torcer para o time de sua simpatia. Como está sofrendo...

Não sei se o novo técnico do Vasco da Gama Ramon Meneses pode fazer a diferença e melhorar a performance do time dentro de campo. Ramon sabe das coisas, foi bom jogador. Agora, sua “escora” é forte e pode acrescentar muito. Falo de Antônio Lopes.

POSTOS RIO BRANCO e W1- guiados pela mesma energia; credibilidade que garantem a procedência do seu combustível. Uma rede movida pela confiança. Abasteça com qualidade, o motor do seu carro agradece.

Enquanto a maioria dos clubes estão na tratativa para a redução de salários de seus jogadores; Atlético Mineiro e Fortaleza já conseguiram, Flamengo ainda não pensa nisso e deve pagar na íntegra os salários de março isso até o quinto dia útil de abril.

Por outro lado, com apenas quinze dias de paralisação, tem clubes passando o maior aperto. Difícil vai ser pagar os salários, até mesmo com desconto de 25%. Santo André acha que vai ter encrenca. Outros clubes preveem que a quebradeira vai acontecer.

Enquanto no Rio de Janeiro, Vasco quita o mês de dezembro e praticamente acerta com seus jogadores, no São Paulo, a maioria dos atletas não aceitaram a proposta de redução de salário. Já o Palmeiras pode ter problemas com seu patrocinador máster.

Os maiores artilheiros do Brasileiro, ultrapassaram mais de cem gols cada. Entre eles, apenas Fred (sem clube), quarto colocado com 142 gols tem condições de aumentar a marca. Os demais já não jogam mais. Roberto Dinamite é o líder com 190 gols. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por