ARTICULISTAS

Morte

Ao iniciar o Equinócio da Primavera, venho aqui esmiuçar o que podemos entender um pouco...

Guilherme Oliveira Magalhães
Publicado em 30/09/2017 às 20:11Atualizado em 16/12/2022 às 02:02
Compartilhar

Ao iniciar o Equinócio da Primavera, venho aqui esmiuçar o que podemos entender um pouco sobre um assunto deveras observad a Morte.

Temos uma visão ampla de tudo que vivenciamos. De tudo que assistimos. De tudo que esquecemos (ou não). Porém, quando citamos a Morte, ficamos, talvez, paralisados. Essa é a única certeza da Vida, que um dia encerraremos a mesma vivenciando a nossa própria Morte.

E como poderia detalhar esse tema se ainda não morri? Ah, mas quem sou eu para afirmar tal exclamação? Deus? O Supremo Arquiteto do Universo. Sou detentor apenas do meu Destino. Portanto, eis aqui um silogismo pur morri? Nunca. Ou… Sempre!

Dependendo da sua visão dos fatos, você pode morrer para um trabalho, para um amigo (triste isso), para uma pessoa distante. A “cessação completa da Vida” é uma das afirmações para a Morte. Entretanto, quem o convenceu de que você ainda está vivo? Porque você respira oxigênio ainda está vivo? Talvez.

O mais importante, em se tratando dessa vírgula, é entender profundamente tudo aquilo que se passou. Sabe quando você olha de relance para o lado (esquerdo ou direito) e sente ali uma “presença”? Seria a Morte? Seria algo que ainda não compreendemos? O que seria???

Além disso tudo, tem o Medo. Medo da Morte. Ora, “Carpe diem, quam minimum credula postero” – “Aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã” – foi escrita há séculos para que você comece a compreender, inclusive, a sua Morte! Estais triste? Estais despedaçado? Altera-se o vosso semblante? Que mania é essa de tentar consertar a sua Vida (e a dos outros talvez), se ainda não compreendeu a sua Morte?

Entenda que esse momento crucial de reflexão estou lhe direcionando para que consiga, em seu círculo social e familiar, alicerçar situações que antes não as entendia, não as carregava, não as dissolvia! E, quando será que entenderei a Morte? Vai saber…

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por