ARTICULISTAS

Morrer de medo! O medo mata!

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 14/09/2021 às 19:21Atualizado em 19/12/2022 às 01:56
Compartilhar

Encontramos nas falas comuns verdades significativas ao viver humano já que aquelas o simbolizam, juntamente com tudo que nos rodeia. Assim falamos: quase morri de medo, você me mata de susto... De que temos medo? Da morte foi sempre a resposta. E de todos os males que possam representá-la, antecipá-la e recordá-la. Experimentamos o medo toda vez que uma possibilidade de morte se apresente – o medo é recorrente como uma antecipação da morte.

Existe um conceito freudiano que nos auxilia na compreensão profunda do medo e suas consequências – “o desamparo”. Através dele sabemos que pânico e desespero têm ligação direta com situações em que se analisa como extremas e incapacitantes. O homem sente que precisa do amparo e auxílio do Outro, imprescindível à sobrevivência. Esses momentos são sentidos como impossibilidade de se sair bem por si próprio. Dá para perceber a ligação direta com a prematuridade dos primeiros anos de vida quando o bebê necessita de alguém que o alimente e o proteja, sem o qual a morte é iminente. Ao longo do tempo, o homem vivencia situações de dependência absoluta e fragilidade inquestionável, fazendo com que a presença e importância do Outro apaziguador seja imperiosa. Da mãe ao pai e deste à criação de fiadores na figura dos deuses, anjos, arcanjos e demônios capazes de preencher o lugar do VAZIO. São fiadores últimos da história simbólica pessoal, bem como da própria humanidade.

Nestes dois últimos anos, a pandemia colocou-nos, inegavelmente, em uma experiência gritante de desamparo, gerador de desespero e pânico, experimentados por todos individualmente e socialmente, com variações múltiplas. Alguns adoeceram defensivamente, outros buscaram consolo na comida ou bebida desregrada e outros ainda sentiram dores inexistentes e mal-estar sem fundamento orgânico/funcional. Muitos foram enquadrados como contaminados pela Covid-19, basta nos lembrarmos dos resultados falsos positivos e falsos negativos que levaram ao isolamento e a internações totalmente desnecessários. Susto, espanto, pavor, enfim medo do medo. Essa experiência de pandemia entronizou o MEDO na nossa existência, um “medo que esteriliza os abraços” (Carlos Drummond de Andrade), mesmo porque então proibidos e evitados. Segundo Espinosa, juntamente com o ódio, o medo é a mais triste das paixões tristes, caminho de toda servidã Quem o sentiu sabe.

Ilcéa Borba Marquez

Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por