ESPORTE

Maratonista Paulo Paula se prepara para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020

Sem apoio no seu país natal, o atleta se prepara em Portugal e abriu mão de competir no Pan para focar no Mundial do Catar, onde poderá se classificar para ir ao Japão

Da Redação
Publicado em 06/08/2019 às 10:48Atualizado em 17/12/2022 às 23:08
Compartilhar

Foto/Reprodução Wikipedia

Maratonista Paulo Roberto de Paula é um grande orgulho para os brasileiros, tendo duas Olimpíadas com bons resultados no currículo. Ele representou as cores brasileiras nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, alcançando a oitava colocação, e nos do Rio de Janeiro, em 2016, quando ficou em 15º lugar. Além disso, Paulo Paula tem outras competições expressivas na bagagem, como o Campeonato Mundial de Atletismo de 2013, em Moscou, na Rússia, ficando na sétima posição. A melhor marca alcançada pelo maratonista foi de 2h10m23s em Pádua, na Itália, em 2012. Atualmente, o maratonista não mede esforços par garantir sua vaga nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. O blog Betway Esportes entrevistou o atleta em Portugal para saber como andam os preparativos para mais uma maratona. 

O treinamento, contudo, está bem longe das terras tupiniquins. Desde 2011, Paulo Paula passa mais tempo em Portugal, no município de Moita, localizado no distrito de Setúbal. E por lá não há quem não o conheça, já que o maratonista está quase todos os dias correndo às margens do rio Tejo. A passos largos, Paulo Paula reconhece e é reconhecido por todos, aproveitando paisagem tranquila e bela, alternando trechos no asfalto e em terra. Na Metrópole, o maratonista encontra incentivo para o esporte. “Aqui, ganho ajuda de custo do meu clube, o Run Tejo. Eles me dão as viagens, alimentação, massagista, nutricionista, exames médicos. Enfim, tudo o que eu não tenho no meu país”, explica ele. 

Paulo Roberto de Paula está, atualmente, inscrito no Bolsa Atleta, enquadrado na Categoria Olímpica, tendo direito a receber o maior benefício oferecido pelo Governo Federal. Contudo, o direito não lhe garante o pagament segundo conta, há um ano e meio o maratonista não vê sequer a cor do dinheiro. “Como posso fazer minha preparação assim? E isso quem está falando é um atleta que já disputou dois Jogos Olímpicos”, lamenta ele durante entrevista ao site de futebol bets, Betway  – a entrevista também está disponível em vídeo.  Betway

O maratonista treina sozinho, sem técnico ou acompanhamento da Confederação Brasileira de Atletismo, e o índice conquistado para o Mundial do Catar é motivo de comemoração. O objetivo de Paulo Paula, agora, é chegar entre os dez finalistas, garantindo lugar para as Olimpíadas de Tóquio. “Eu só fico de fora do Jogos se me acontecer uma lesão”, afirma o atleta, confiante. 

Para a disputa se concretizar, Paulo Paula abriu mão do Campeonato Pan-americano do Peru, em julh “Para ser grande, preciso disputar com os grandes. Os Estados Unidos não mandam a equipe A para o Pan. Lógico que para a Confederação Brasileira de Atletismo, seria melhor uma medalha Pan-americana. Mas como eles não me dão condições para viver de atletismo no Brasil, eu tenho de pensar em mim”. Paulo Paula destaca que investir no Mundial do Catar, em outubro, vale mais à pena do que trazer medalhas em Lima. 

Ter a corrida como fonte de sustento só aumenta o brilho e a paixão pelo esporte em Paulo Paula. Sua única lamentação é ter que fazê-lo longe de seu país natal. “Hoje, eu corro por mim mesmo. Lógico que vou correr com a camisa do Brasil, mas se eu não tenho nenhuma ajuda do meu país, por que vou me sacrificar por ele?”, questiona.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por