CIDADE

Para coibir furtos e vandalismo, acesso ao cemitério São João Batista ocorre só por um portão

Bruno Campos
Publicado em 10/05/2022 às 15:49Atualizado em 18/12/2022 às 22:46
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Sete dias após o cemitério Medalha Milagrosa ter sido alvo de denúncias por parte do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), nesta terça-feira (10), o cemitério São João Batista, que está sob nova direção, foi alvo de reclamações de uberabenses. A insatisfação de alguns é sobre as novas regras de entrada do local, além dos já corriqueiros problemas com a limpeza do ambiente. A entrada de visitantes ao local agora é concentrada em apenas um portão, usado tanto por trabalhadores quanto para a população em geral. A medida, segundo a Prefeitura, é uma tentativa de minimizar os constantes furtos de peças e vandalismo dos jazigos no local. Contudo, a revista pessoal não é feita.

Em contato com o Jornal da Manhã, uma das visitantes do Cemitério mais tradicional de Uberaba comentou que a entrada por apenas um portão dificulta a circulação de pessoas que buscam prestar homenagens aos seus entes queridos. "Com a nova gerência de lá (do São João Batista), os portões ficam trancados. O que eles chamam de 'portão velho' fica trancado, portão do meio trancado. A gente que precisa ir lá, andar lá dentro, 'tá' achando isso um absurdo. O cemitério é grande, a gente tem que dar volta, é cansativo. Não faz o menor sentido manter os portões fechados, antes era melhor pra gente", aponta a visitante, que preferiu não se identificar.

Em contato com o membro da Diretoria do Departamento de Cemitérios da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras, Luís Henrique Nogueira Santiago, foi informado ao Jornal da Manhã que a medida referente ao trancamento dos demais portões é para que isso permita um maior controle do fluxo de entrada e saída do cemitério, uma vez que o local é alvo de muitos furtos de vandalismo contra os túmulos.

"Os maiores problemas que enfrentamos hoje são os furtos de peças de bronze, ferro fundido e também o vandalismo dos túmulos. Nós estamos fazendo uma experiência de concentrar o acesso ao cemitério por um único portão, próximo ao local em que está o escritório, as capelas de velório, para vermos se conseguimos mitigar um pouco essa situação. Uma vez que não temos condição de fiscalizar as entradas e saídas por todos os portões de forma simultânea", explica.

A nova gestão também elucida que a medida não é definitiva, podendo vir a ser revogada "se em 30, talvez 60 dias, não surtir nenhum efeito". Além de acrescentar que em ocasiões de maior necessidade, ocorrerá a abertura dos demais portões, como aconteceu no último domingo (8), em que foi celebrado o Dia das Mães.

"Em um velório de maior comoção os demais portões são abertos. Em dias de maior movimento, por exemplo, como foi o domingo das mães, Finados. Quando há necessidade de uma pessoa com dificuldade de locomoção precisar ser levada até mais próximo ao túmulo, é franqueado o acesso de carros, sem nenhum problema. É uma tentativa de colaborar para que a pessoa, ao visitar o túmulo de um ente querido, possa encontrar o túmulo em melhores condições", aponta.

O Jornal da Manhã questionou a respeito da eficácia da medida de trancamento dos portões, uma vez que os funcionários do cemitério não são autorizados a realizarem abordagens ou mesmo revistas pessoais. Logo, foi apontado sobre qual medida seria tomada em uma situação onde um indivíduo mal intencionado, adentre ao cemitério munido de uma mochila, por exemplo. Mesmo que o faça pelo portão da frente, não seria possível averiguar se objetos estariam sendo, ou não, levados. A nova gestão disse que realmente não há como saber, mas que mediante a alguma suspeita, a Guarda Municipal de Uberaba é acionada, podendo então realizar a abordagem.

Referente à denúncia sobre as condições de limpeza do Cemitério, a nova gestão disse serem denúncias inverídicas e explicou que, mesmo com o contrato com a empresa que era responsável pela limpeza ter vencido e a nova licitação para contratação não estar pronta, a Prefeitura de Uberaba tem enviado equipes para que haja a manutenção do local. Também foi pontuado que havia sim uma situação de mato alto no local e de sujeira, mas que foi resolvida.

Sobre o apontamento de uma das denunciantes a respeito da presença de lixo no local, a direção afirma que no dia de ontem, "devido ao grande movimento que o cemitério recebeu por conta do domingo das mães, realmente era possível encontrar restos de embalagens, papelão e alguns outros materiais, mas que todo o lixo foi retirado ao longo do dia e que o cemitério já está, hoje, em condições adequadas".

Foto/Jairo Chagas

DENÚNCIA SEMELHANTE

Foto/Leitor do Jornal da Manhã

Um ouvinte da Rádio JM também fez uma denuncia referente à situação de um outro cemitério da cidade, o Medalha Milagrosa. Em áudio, o denunciante lamenta a situação encontrada por ele ao visitar o túmulo de sua mãe, onde não houve a poda do mato, cuidado esse que, segundo o visitante, aconteceu só nas primeiras quadras do cemitério.

"Fui no túmulo da minha mãe no domingo, dia das mães, no Medalha Milagrosa. As primeiras quadras estavam com o gramado baixo, mato aparado. Agora na quadra Y, que é a da minha mãe, olha como estava. Todos os túmulos com o mato nessa altura. Um descaso com a gente que chega lá pra visitar o túmulo e vê só as primeiras quadras cuidadas", desabafa o denunciante. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por