ARTICULISTAS

Árvore Sagrada

João Eurípedes Sabino
Publicado em 09/06/2022 às 20:40Atualizado em 18/12/2022 às 20:17
Compartilhar

Um olhar pela cidade é sempre bom para nos inteirarmos dos fatos que importam à comunidade. Diante do corte, poda e supressão de árvores que ocorrem na avenida Alberto Martins Fontoura Borges, em Uberaba, fui ver a situação in loco. A manchete do Jornal da Manhã de 7 de junho de 2022 me instigou a fazê-l “Moradores evitam corte de árvore que ocorreria por equívoco”. Com alguns galhos já decepados está a árvore da espécie Neem Indiano (Azadirachta indica), alcançando a altura entre cinco a sete metros. Eis que em frente (548) reside o amigo Agenor Carneiro de Souza, autor do plantio da então minúscula muda há mais de dez anos. Dele ouvi autêntica aula de Botânica, somada à pesquisa que realizei sobre o Neem Indiano. É árvore medicinal, a começar de suas folhas para tratamento de psoríase, eczema, etc., passando pelo óleo multifuncional que contém. Produz frutas aos pássaros, além de ser repelente de morcegos e mosquitos. Na Índia é considerada a Árvore Sagrada, pela resistência de sua madeira e dos vários benefícios profiláticos que oferece.

Trata-se de árvore cujas pesquisas realizadas revelam apenas parte do muito que ela poderá ser útil à Medicina humana e veterinária. Suprimi-la seria matar um bem universal. O casal Valmíria de Sousa e Agenor, sem sair de casa, conseguiu mobilizar opiniões locais e a quilômetros de distância. Conclui-se, portanto, que aquele Neem Indiano não cairia sozinho...

“O homem deve fazer em sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”, aconselha o poeta cubano José Martí. É que, por trás de cada um dos três, está o legado que deixamos. Se não pudermos realizar o trio, que procuremos fazer algum deles. Já estará de bom tamanho.

  O mundo está carente de pessoas capazes de abraçarem o tronco de uma árvore para evitar a ação de uma voraz motosserra. Agenor é capaz de fazer esse extremo gesto de cidadania. Parabéns, amigo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por