ARTICULISTAS

Há exatos cem anos

João Eurípedes Sabino
Publicado em 19/05/2022 às 19:50Atualizado em 18/12/2022 às 22:28
Compartilhar

No dia 20 de maio de 1922 (um sábado), o jornalista de escol Moisés Augusto Santana fora vítima de atentado promovido pelo Agente Executivo (Prefeito) da cidade de Uberaba. Baleado na Redação do jornal Lavoura e Comércio, Moisés agonizou ali por mais de 24 horas e faleceu em 21/05/1922 (domingo), às 21h30. Um mês e um dia após o crime, o autor foi absolvido por ter agido, segundo consta, em “legítima defesa da honra”.

Os autos do processo, que compulsei totalmente, encontram-se arquivados na Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. Um poema satírico, na seção “Zangarreando”, escrito por Moisés Santana e publicado no jornal Separação, foi o objeto da tragédia, que ficou marcada para sempre na história de Uberaba. Interessante é saber que no processo criminal não consta o tal poema pivô de tudo.

Poucos literatos tiveram seus nomes gravados no cenário jornalístico de Uberaba e do Brasil como ficou o de Moisés Augusto Santana. Temos esse débito impagável para com o homem extremamente culto e polivalente em todos os seus termos, dívida essa estendida a toda a sua descendência.

A imprensa perdeu em 1922 um dos maiores jornalistas que o Brasil viu nascer. Era pai de seis filhos e tinha 43 anos. O escritor Humberto Crispim Borges, em 1980, lançou o livro MOISÉS SANTANA, VIDA E OBRA, onde se pode ver o literal combatente (inclusive em Canudos) sem omitir detalhes do perfil daquele que Uberaba, vivendo tempos conturbados, tanto necessitava, mas preferiu eliminá-lo. Não por acaso, esse bárbaro episódio, ocorrido há exatos 100 anos, permanece vivo e aguça tanto as memórias jornalísticas; goiana e mineira.

Algumas curiosidades que descobri tentando montar o quebra-cabeças: Moisés desembarcou aqui com a família no dia 30/03/1922, inteirou-se da “vida uberabense” e foi baleado no dia 20/05/1922. No malfadado poema constam nomes de pessoas influentes da cidade. Entre os médicos socorristas estava Dr. Manoel Bezerra Cavalcanti, que viria ser o pai do menino Flávio Cavalcanti. Esse, anos depois, transformou-se no grande comunicador da TV brasileira. O episódio de Moisés Santana não foi o único registrado aqui em que um prefeito elimina um jornalista. A tragédia de Santana é por demais emocionante e, a meu modesto ver, pode ser narrada em filme, peça teatral, poesia, novela, etc. Ou gerar mais obras literárias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por